O Sporting tentou contratar Tetê ao Grémio de Porto Alegre, declarou o empresário do brasileiro.

O avançado acabou por rumar ao Shakhtar Donetsk, em fevereiro de 2019, mas antes recebeu uma proposta do clube de Alvalade, revelou o agente.

Paulo Bueno explicou a venda para a Ucrânia ao GauchaZh e disse: «O Sporting contactou o presidente, oferecendo 17 milhões de Reais [3,1 milhões de euros] pelo Tetê. Fiquei a saber por um amigo e fui falar com o Romildo [presidente do clube gaúcho], dizendo que ele valia muito mais. Eu disse que traria uma proposta maior e, 10 dias depois, fui a Osório levar uma oferta de 10 milhões de euros.»

O empresário concluiu de seguida: «Depois do Campeonato Sul-Americano de sub-20, pedi para que o subissem para o plantel profissional. Não pedi para ele jogar a titular, mas para que tivesse uma hipótese de ao menos treinar entre os profissionais. O Romildo ligou-me e disse: "Entre nós e Shakhtar está tudo acertado. Se houver acordo entre vocês, vendemos". Não entendi, porque ele tinha-me dito que não queria vender. Depois disseram-me que ele foi transferido para pagar o Diego Tardelli, que ganhava um milhão e meio por mês. Mas isso ninguém fala.»