Um insulto. Os sicilianos não encontram outra palavra para definir o que sucedeu nos instantes que antecederam o West Ham-Palermo desta quinta-feira, relativo à Taça UEFA. Em causa uma t-shirt que foi colocada à venda nas barracas estacionadas junto ao Upton Park em que estava inscrita a seguinte mensagem: The Hammers vs The Mafia. A ilustrar o famoso logótipo usado por Francis Ford Coppola na série O Padrinho, com uma mão a segurar nos fios de uma marioneta. (ver foto).
Pois bem, se The Hammers é facilmente associado ao West Ham, dado ser o habitual «nickname», o The Mafia é atribuído ao Palermo, o que deixou os responsáveis pelo clube da capital siciliana furiosos, mas não só. Os políticos, aliás, foram os primeiros a reagir a esta ligação a um assunto tão sensível.
«Aquela camisola é uma ofensa a uma tradição ultra milenar feita de cultura, teatro, arte e paixão», referiu a senadora do partido Forza Itália, Maria Burani Procaccini, enquanto Carlo Vizzini, senador da mesma força política, serve de porta voz: «O West Ham já se desculpou em nome dos próprios adeptos».
Menos polido foi Salvatore Cuffaro, presidente da região siciliana. «Não sei quem são os responsáveis por esta iniciativa que só vem prejudicar a imagem dos adeptos das equipas londrinas. Associar o nome de Palermo à palavra mafia é uma coisa que ofende a Sicília inteira e todos os sicilianos, fartos de serem associados a estereótipos já superados. Quando o West Ham jogar no Renzo Barbera daremos a enésima demonstração de civismo da nossa gente, mostrando a verdadeira cara da Sicília».