Nos Estados Unidos há um programa de televisão que se dedica a estudar o desporto com base na ciência, recorrendo a especialistas e usando métodos precisos. O «Sport Science» surgiu em 2007 no canal FSN, mas começou a ganhar prémios (principalmente Emmys) e adeptos, tendo evoluído em 2010 para a ESPN, o maior canal de desporto da América.

O apresentador, e muitas vezes cobaia das experiências, é John Brenkus, que tem como um dos objetivos primordiais tornar a ciência compreensível para as massas através do desporto. Várias figuras já aceitaram fazer experiências neste programa, sob orientação científica da doutora Cynthia Bir, professora de engenharia biométrica da Universidade Estadual Wayne, em Detroit.

Uma vez que se trata de um programa produzido e filmado nos Estados Unidos grande parte do foco vai para as modalidades mais populares no país, como o futebol americano, o basquetebol ou basebol, mas há espaço para outros desportos, do futebol ao ping-pong, passando pela natação.

Mais do que as palavras é interessante ver algumas exemplos do que é possível ver neste programa, esperando que no futuro seja possível fazer algo similar em Portugal.

Um dos primeiros episódios do programa, quando ainda estava na FSN, foi dedicado ao estudo do pontapé de bicicleta no futebol:

Mais recente foi o estudo da marcação de penalties, com a abordagem à força no remate e o tempo de reação do guarda-redes:

Curiosa é a comparação da força e impacto no adversário entre a marcação de um livre com barreira no futebol e um «punt» no futebol americano:

Um último video relaciado com o futebol é muito recente e tem como ponto de análise a bola «Brazuca», que já está a ser usada na Liga portuguesa e que chegou a ser levada a um laboratório de aerodinâmica:

Um dos episódios mais curiosos foi quando recriaram o momento em que Mike Tyson arrancou parte da orelha de Evander Holyfield durante um combate de boxe:

Há espaço para um recorde no lançamento de avião de papel:

O inevitável ping-pong:

O salto em altura:

A biomecânica do estilo bruços em natação:

E a física da ginástica artística

Agora só para os fãs de futebol americano

E estes dois para os adeptos da NBA

«Só na América» é uma rubrica assinada pelo jornalista Filipe Caetano publicada na edição de segunda-feira da MF Total em cada três semanas