A missão portuguesa para os Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014 partiu nesta terça-feira para a Rússia. Camille Dias e Arthur Hanse vão levar a bandeira de Portugal para as provas de esqui alpino (slalom e slalom gigante). O chefe de missão é Pedro Farromba, o presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal.

A comitiva nacional será composta por seis elementos onde figuram os dois treinadores dos esquiadores lusos e um técnico. O chefe de missão e os dois atletas apresentaram-se oficialmente nesta terça-feira na sede do Comité Olímpico de Portugal antecedendo a partida para as Olimpíadas.

Os esquiadores portugueses partem para Sochi conscientes do que será uma estreia nuns Jogos Olímpicos e o que prometem é o empenho assente no orgulho que têm em representar o país que escolheram representar ao mais alto de todos os níveis.

Camille Dias espera «aprender» com esta participação entre as melhores do mundo, pois «será uma grande experiência». A esquiadora de 17 anos assume que não entrará com grandes ilusões quanto às classificações, mas garante que mantém «o espírito competitivo». «Quero fazer uma boa representação do país» e espera «ficar no top 40».

Arthur Hanse também não se ilude com «grandes objetivos». «Espero chegar aos 30 primeiros», diz cheio do «orgulho por representar Portugal». A partida para a Rússia faz-se com a embalagem de ter ficado em segundo lugar neste fim de semana em Combloux, França. Com este resultado, Portugal teve o primeiro pódio numa prova do calendário internacional da Federação Internacional de Ski.

À DESCOBERTA DOS PORTUGUESES EM SOCHI 2014

Naquela que será a primeira vez de uma participação portuguesa nas olimpíadas de inverno com mais de um atleta, Pedro Farromba tem agora uma escolha para fazer: tem de decidir quem será o porta bandeira. O chefe de missão explicou que comunicará essa decisão na Rússia em primeira mão aos esquiadores. «Gostaria que ambos levassem a bandeira. O pais estará bem representado«, afirmou.

Expressando «agradecimento aos atletas por representarem Portugal e também às famílias pela confiança», Pedro Farromba não está preocupado com as questões de (falta de) segurança que têm sido levantadas. «A primeira preocupação são os resultados desportivos, honrar a bandeira. Temos tido informação do Comité Olímpico Internacional que todas as medidas estão a ser tomadas», revelou o chefe de missão demonstrando também confiança «nas autoridades russas». «Espero que as notícias que venham de Sochi sejam apenas as de bons resultados desportivos», acrescentou.

E é também a a pensar em mais bons resultados Portugal já prepara os Jogos de 2018. «Há atletas de 11 anos lá fora que já representam Portugal e esperamos levá-los a 2018. Estamos a lançar uma semente do que queremos para os desportos de inverno», disse Pedro Farromba explicando que, entre atletas na Europa e no Canadá, estão «identificados neste momento cerca de oito com perspetiva de poderem participar nos Jogos Olímpicos de Inverno da Coreia do Sul».

Daqueles, «não irão os oito», mas os responsáveis portugueses acreditam que «estão ali atletas para ir à Coreia». Arthur Hanse também já pensa nas próximas olimpíadas quando se lhe fala na hipótese de ganhar algo: «Uma medalha olímpica? Talvez em 2018. Com muito trabalho.» E, por enquanto, deixa uma esperança para estes Jogos de Sochi 2014: ««Quero mostrar aos portugueses que têm esquiadores que podem ir aos Jogos de inverno e não apenas aos de verão.»



Camille Antunes Dias
Idade: 17 anos (28 de agosto de 1996)
Altura: 1,65m
Naturalidade: Suíça
Nacionalidade: Portuguesa
Residência e local de treino: Leysin (Suíça)
Clube de Ski: Le Chamois Leysin



Arthur Norbert Nicolas Hanse
Idade: 20 anos (10 de fevereiro de 1993)
Altura, 1,78m
Naturalidade: França
Nacionalidade: Portuguesa
Residência e local de treino: Les Gets (França)
Clube de Ski: S.C. Les Gets

Horários das provas dos atletas portugueses (hora portuguesa, mais quatro horas em Sochi):
Slalom gigante feminino: 18 de fevereiro, às 07:00
Slalom gigante masculino: 19 de fevereiro, às 07:00
Slalom feminino: 21 de fevereiro, às 10:45
Slalom masculino: 22 de fevereiro, às 10:45

Os Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014 decorrem entre os dias 7 e 23 de fevereiro.