O esquiador lusodescendente Arthur Hanse vai ser o porta-estandarte de Portugal na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de inverno Sochi2014, na sexta-feira, anunciou hoje o Comité Olímpico de Portugal (COP).

«É para mim uma honra ser o porta-estandarte da comitiva portuguesa nos Jogos Olímpicos. Tenho um grande orgulho nas minhas raízes e foi por isso que preferi correr por Portugal, sei que é uma enorme responsabilidade e sei que tenho muitas pessoas, em Portugal, que estão a torcer por mim e pela Camille [Dias], para que nós possamos honrar a história de Portugal, mas também abrir novas portas para o futuro dos desportos de inverno no nosso país», afirmou Arthur Hanse, citado pelo COP.

A cerimónia de abertura de Sochi2014 está marcada para sexta-feira, a partir das 16:00 em Lisboa (20:00 locais). «Escolher entre dois atletas é sempre muito difícil, mas entendi que este assunto deveria ser debatido e decidido em conjunto com eles, pelo que, por comum acordo, decidimos que será o Arthur que, durante a cerimónia, levará a bandeira portuguesa. Sei que, com qualquer um dos atletas, estaríamos muito bem representados, mas só um o pode fazer», afirmou o Chefe de Missão de Portugal, Pedro Farromba.

Camille Dias vai disputar as provas de slalom gigante, a 18, e de slalom, a 21, enquanto Arthur Hanse entra em competição a 19, slalom gigante, e 22, slalom.