Os treinadores das equipas femininas de Benfica e Sporting, João Marques e Nuno Cristóvão, consideraram o jogo solidário de apoio a Moçambique, que será transmitido este sábado pela TVI, como uma «oportunidade de valorizar o futebol feminino».

João Marques, treinador das águias, manifestou-se orgulhoso de poder ajudar as vítimas da tragédia de Moçambique e afirmou que as jogadoras têm uma oportunidade de mostrar o nível do futebol feminino em Portugal no sábado, no estádio do Restelo, em Lisboa.

«Temos de estar orgulhosos desta iniciativa. É uma oportunidade para valorizar o futebol feminino e mostrar a qualidade destas jogadoras», disse.

Nuno Cristóvão, técnico das leoas, congratulou-se com a iniciativa conjunta dos dois clubes e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), refletindo sobre as primeiras vitórias para alcançar antes do apito inicial.

«O Benfica é uma equipa de primeira divisão, com jogadoras de grande qualidade. Quem disser que o resultado é o menos importante está a mentir. É o clássico dos clássicos», disse.

O jogo que opõe, pela primeira vez, as equipas femininas de Benfica e Sporting, disputa-se no sábado, no estádio do Restelo, às 16 horas, e terá em vista a angariação de verbas para ajudar as vítimas do ciclone Idai, em Moçambique.

Pelo menos 493 pessoas morreram em Moçambique após a passagem do ciclone Idai, em 14 de março, e das cheias que se seguiram.

O último balanço, apresentado pelas autoridades, aponta ainda para 1 523 feridos e 839 748 pessoas afetadas pelo desastre natural de 14 de março e uma área submersa de 669 903 hectares (6.699 quilómetros quadrados).