Souza regressou à titularidade no F.C. Porto no jogo em Paços de Ferreira, ele que raramente tem constituído opção para Vítor Pereira. O médio diz de resto que o desafio é esse: ir entrando aos poucos na equipa e tentar fazer o trabalho de forma a não se notar a ausência de... Fernando.

«Comecei bem a época, mas depois saí da equipa. O Fernando é dono indiscutível da posição. Estou aos poucos tentar voltar, ganhar confiança e ajudar a equipa. É difícil ser titular, porque o Fernando está aqui há quatro anos, conhece tudo, tem estado bem e é o dono da posição», garantiu.

Por isso, e enquanto o compatriota durar no plantel, Souza quer aprender. Ele que nem sequer se queixa da falta de oportunidades. «Vou tentar entrar sempre que for possível, quando houver lesões ou castigos, e aproveitar as chances. Vou tentar entrar e manter o nível do Fernando.»

Ora a pouca utilização pode levá-lo a ser cedido em Janeiro, e Souza não afasta a possibilidade. «Depende do F.C. Porto. Claro que quero jogar e quero sobretudo jogar no F.C. Porto, mas como isso não tem acontecido ser emprestado poder ser uma opção. Porém, até agora ainda ninguém me falou disso.»

À partida para férias, o brasileiro reiterou que as intenções do F.C. Porto para 2012 passam por ganhar. A equipa caiu na Liga dos Campeões, mas abriu a oportunidade de conquistar outro título europeu. «Neste segundo semestre vamos tentar começar bem, para ganhar outra vez a Liga Europa.»