O sérvio Delibasic foi esta quinta-feira sujeito a uma intervenção cirúrgica ao ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, uma operação realizada no mesmo hospital onde foi operado Sokota, a Ordem da Trindade, e pelo mesmo médico, José Carlos Noronha. As duas intervenções cirúrgicas distaram apenas um par de horas, a do croata do F.C. Porto realizou-se às sete da manhã, a do sérvio do Sp. Braga às nove.
O avançado bracarense vai ficar agora internado até amanhã, iniciando depois um período de recuperação estimado pelo médico Álvaro Couto, do corpo clínico do clube, em cerca de quatro meses. «Pensamos que no mínimo dentro de quatro meses poderá estar de regresso», disse em conversa com o Maisfutebol. «Vai depender muito da evolução do tratamento, mas antes disso parece-me que é difícil».
Certo é que nesta altura o resultado da intervenção cirúrgica deixa expectativas positivas relativamente ao pleno restabelecimento de Delibasic. «A operação correu bem», referiu Álvaro Couto que acompanhou o jogador. «Correu dentro do normal, como estava prevista. O jogador amanhã tem alta médica, vai para casa descansar, durante a próxima semana inicia o processo de recuperação com tratamento e depois vai ser um plano progressivo até poder voltar a trabalhar normalmente».
À margem de Delibasic, também João Tomás e Cesinha enfrentam um processo de longa paragem. «Têm roturas musculares, penso que dentro de três a quatro semanas poderão começar a trabalhar», disse o médico. «Não é certo que dentro desse período possam regressar à competição, depende também da evolução, ao longo deste processo vamo-los controlando ecograficamente, mas esperamos que pelo menos possam estar de regresso aos relvados para começar a treinar».
Rodrigo Dantas para substituir Delibasic e João Tomás
As longas ausências de Delibasic e João Tomás deixam Jesualdo Ferreira com apenas um avançado, o argentino Bevacqua, pelo que o treinador já promoveu a subida do brasileiro Rodrigo Dantas ao plantel principal. Rodrigo Dantas tem 19 anos, é natural de Pernambuco, onde jogou no Náutico até aos dezassete anos, idade com que foi para o Sp. Espinho. O ano passado jogou no Caldas, da II Divisão B, onde foi descoberto pelo Sp. Braga. Esta época fez o estágio de pré-época com a equipa principal, mas foi depois entregue aos bês.