Um grupo de sócios do Sp. Braga quer alterar a data de fundação oficial do clube. Alegadamente, a data de fundação terá sido em 1914 e não em 1921. O presidente da Assembleia Geral dos minhotos, José Mendes, considera insuficientes os dados recolhidos.

Denominado «Sporting Clube de Braga - 16/09/1914», o grupo integra, entre outros, ex-presidentes como Luís Machado e Luís Sousa ou o ex-diretor do futebol António Duarte. Recentemente criado, este grupo compilou um dossier com a temática, que entregou a José Mendes.

A génese do clube bracarense, apesar de oficialmente ser o ano de 1921, não é consensual entre os adeptos. Existem revistas oficiais do Sp. Braga segundo as quais o clube surgiu em 1919. Porém, os responsáveis da altura apenas registaram o clube no Governo Civil de Braga a 19 de janeiro de 1921.

Em dezembro de 2010, os autores do livro «História da bola em Braga», Evandro Lopes e João Nogueira Dias, descobriram notícias no jornal «Echos do Minho» de setembro e outubro de 1914 sobre um clube com a mesma designação, que dão corpo à tese de que o Sporting de Braga é ainda mais antigo.

A primeira data de 16 de setembro de 1914 e dá conta da nomeação dos membros dos órgãos sociais de um «novo club», o «Sporting Club de Braga». Uma segunda, a 8 de outubro do mesmo ano, informa do pedido de demissão do presidente do conselho fiscal do referido clube e da eleição de um novo membro para o mesmo cargo.

É nestas duas notícias que grupo se apoia para afirmar que o Sporting de Braga tem 99 anos e não 92 e que, por isso, 2014 é o ano do centenário do clube.

O presidente da AG, José Mendes, explicou à agência Lusa que se comprometeu a fazer chegar o documento a António Salvador, o que só acontecerá depois das eleições marcadas para 9 de novembro. No entanto, o dirigente considera que os dados recolhidos «não são suficientes» para provar a existência do Sporting de Braga anterior à data oficial, 1921.