O último triunfo do Sp. Braga na casa do FC Porto tem quase nove anos. A 30 de janeiro de 2005, em jogo a contar para a 19ª jornada do campeonato, a equipa arsenalista viajou desde o Minho até à Invicta para conquistar os três pontos.

CONFRONTOS ENTRE FC PORTO E SP. BRAGA

Uma viagem que vai fazer de novo neste sábado, uma viagem repetida por dois integrantes do plantel atual. O treinador Jesualdo Ferreira e Edinho faziam parte dos quadros do Sp. Braga naquela época. Estão, por isso, ligados ao último triunfo arsenalista no reduto do Dragão.

Três bolas a uma, a favor do Sp. Braga, foi o resultado presenciado por 33517 naquele que é o único triunfo registado pela equipa do Minho no novo anfiteatro dos azuis e brancos. Edinho, tal como neste momento está na sombra de Éder, na primeira passagem pelo Sp. Braga estava na sombra do goleador João Tomás. Entrou a dez minutos do fim, para o lugar de João Tomás que já tinha feito o gosto ao pé por duas ocasiões.

Jesualdo Ferreira era o treinador da equipa que se colocou em vantagem aos 21 minutos com um golo de João Tomás. O FC Porto ainda igualou o jogo, por intermédio de Diego aos 33 minutos, de grande penalidade. Mas os «Guerreiros» entraram em campo dispostos a deixar a cidade do Porto na liderança do campeonato.

Ainda antes do intervalo, Wender colocou novamente o Sp. Braga na frente do marcador. A quinze minutos do fim João Tomás confirmou o triunfo da turma minhota, bisando na partida antes de ceder o lugar a Edinho.

O Porto era líder à entrada para a jornada 19, mas a liderança veio na bagagem do Sp. Braga de Jesualdo Ferreira e de Edinho. Do atual plantel, são os únicos que sabem o que é vencer na casa do Dragão com as cores do Sp. Braga.
 
Equipas utilizadas pelo FC Porto e pelo Sp. Braga:
FC Porto: Vítor Baía, Seitaridis, Pepe, Pedro Emanuel e Leandro; Costinha, Bosingwa (Pitbull 30) e Diego; Léo Lima (Maniche 66), Luís Fabiano e Ricardo Quaresma (Hélder Postiga 83).

Treinador: Víctor Fernández
 
Sp. Braga: Paulo Santos; Abel, Nunes, Nem e Jorge Luís; Vandinho, Luís Loureiro (Cândido Costa 60), João Alves e Jaime (Cesinha); Wender e João Tomás (Edinho 80).

Treinador: Jesualdo Ferreira
 
Golos: João Tomás (21), Diego (33), Wender (41) e João Tomás (75)