O Sp. Braga perdeu, este domingo, o estatuto de melhor defesa da Liga. Os arsenalistas encaixaram cinco golos do F.C. Porto no Dragão (5-1) e deixaram que o líder Benfica se apropriasse desse título, com 20 jornadas cumpridas.
O sector defensivo costuma ser um dos mais sólidos da equipa minhota e é necessário recuar mais de seis anos para assistirmos a uma derrota semelhante. No dia 25 de Janeiro de 2004, o Sp. Braga foi goleado por 5-1 pelo Nacional, na Choupana. Noite de glória para Adriano e Rossato, que bisaram, e Gouveia, que também marcou. Wender fez então o tento de honra dos visitantes. Jogava-se a 19ª jornada do campeonato de 2003/04.
Os bracarenses não encaixavam três golos num encontro desde a derrota frente ao Benfica, na penúltima jornada da edição 2008/09 da Liga. Tudo aconteceu no dia 17 de Maio, com os encarnados a conseguirem um triunfo fácil por 3-1. Cardozo, Di María e Urreta apontaram os tentos dos visitantes no Estádio Axa, Luis Aguiar, de penalty, o da casa. O encontro já pouco ou nada decidia no campeonato.
Para encontrarmos quatro golos sofridos, temos de recuar mais uma temporada. No dia 19 de Abril de 2008, jornada 27 de 2007/08, o Marítimo venceu o Sp. Braga por 4-1 no «Caldeirão». No início do ano, no dia 12 de Janeiro, os minhotos tinham encaixado quatro no Dragão (4-0), em jogo da 16ª jornada.