O Sp. Braga arrancou nesta sexta-feira para a temporada 2011/12. Na ressaca de mais uma temporada de sonho, renovaram-se as ambições e os rostos. A formação arsenalista perdeu vários elementos influentes, treinador incluído, mas formou um novo grupo ambicioso onde Nuno Gomes concentrou parte das atenções.

Leonardo Jardim substitui Domingos Paciência no comando técnico e admite que a assinatura de contrato do antigo capitão do Benfica gera natural entusiasmo: «O Nuno tem um percurso recheado, com rendimento alto. É isso que espero dele, entusiasmo. Para além disso, vai acrescentar maturidade e experiência.»

«O Nuno Gomes tem provado nos últimos anos, mesmo sem jogar muito, que manteve hábitos e rotinas saudáveis. Ele tem capacidade para jogar mais na frente ou no apoio, portanto dá-nos mais soluções em termos tácticos», acrescentou Jardim.

O Sp. Braga perdeu a estrutura defensiva e contratou onze reforços. Desde Dublin, o clube perdeu Artur Moraes, Sílvio, Rodriguez, Paulão, Kaká, Miguel Garcia, e Vandinho. Essa é uma das preocupações do novo treinador. «O sector do Braga que sofreu mais alterações foi o núcleo defensivo. Saíram o guarda-redes, quatro defesas e o médio defensivo. É nessa estrutura que estamos à procura das melhores soluções», reconheceu.

A baliza foi reforçada com a contratação do italiano Tommaso Berni (ex-Lázio) e a recuperação de Quim. O portista Beto não entra nos planos: «Neste momento temos três guarda-redes. Beto? Neste momento, tenho três guarda-redes e se todos estiverem em condições, está fechada a baliza.»

Juventude e esperança

O Sp. Braga deu o pontapé de saída com 32 jogadores na lista. Paulo César não marcou presença devido a assuntos pessoais, estando devidamente autorizado pela SAD arsenalista. O jovem Mário Palmeira, defesa-central, foi chamado ao grupo.

Tommaso Berni (ex-Lázio), Baiano (ex-P. Ferreira), Nuno André Coelho (ex-Sporting), Henrique (Feirense), Imorou (Chateauroux), Ewerton (Corinthians Alagoano), Rodrigo Galo (ex-Gil Vicente), Djamal (ex-Beira Mar), Douglas (ex-V. Guimarães), Zé Luís (ex-Gil Vicente) e Nuno Gomes (ex-Benfica) são os onzes reforços assegurados até ao momento.

Leonardo Jardim conta ainda com alguns jovens regressados de empréstimos: Peña, Nuno Valente, Yazalde e Pizzi. «Para jogar em quatro provas diferentes com ambição é preciso plantel forte», explicou o técnico, admitindo que terá de encurtar o grupo: «O plantel terá de ser encurtado. Queremos 26/27 jogadores. Vamos fazer uma primeira avaliação e podem surgir mais reforços.»

«A pressão em termos desportivos é sempre motivadora», garantiu o técnico, evitando falar sobre o noticiado interesse do F.C. Porto no momento da saída de André Villas-Boas. «Neste momento, estou calmo, dei mais um passo na minha carreira. Tenho contrato com o Braga, gostava de o cumprir. Desde o primeiro momento, estou apenas concentrado no que o Braga pode fazer esta época», garantiu.

400 adeptos a aplaudir

Os jogadores tiveram o primeiro contacto com os adeptos. Um contacto ruidoso, por sinal. Cerca de 400 adeptos nas bancadas do Estádio AXA, com cânticos de incentivo à equipa. Um ambiente que prolongação da festa do ano passado. A esperança de nova página dourada percebe-se à distância. Esta tarde, o Sp. Braga realizará o primeiro treino oficial, à porta aberta.

Plantel provisório do Sp. Braga:

Guarda-redes: Quim, Marcos e Tommaso Berni;

Defesas: Baiano, Marco Ramos, Nuno André Coelho, Henrique, Imorou, Ewerton, Palmeira, Elderson e Rodrigo Galo;

Médios: Custódio, Leandro Salino, Mossoró, Guilherme, Nuno Valente, Hugo Viana, Peña, Djalmal e Vinícius;

Avançados: Ukra, Alan, Pizzi, Hélder Barbosa, Lima, Paulo César, Meyong, Yazalde, Nuno Gomes, Zé Luís e Douglas