Um golo de Rafa na segunda parte chegou para o Braga vencer o West Ham, e discutir, esta quarta, a conquista da 13ª edição do Torneio do Guadiana.

Conforme confessou após o estágio efetuado no final de julho, no Algarve, Jesualdo Ferreira já tem a base do onze titular definido, e reservou-o para o jogo de amanhã, com o Sporting.

Mas não foi por isso que se viu em Portimão um Braga ambicioso.

Com Luiz Carlos em bom plano, os arsenalistas do Minho cedo tomaram as rédeas do jogo, e instalaram-se no meio-campo do adversário. Rafa e Hélder Barbosa agitavam junto às linhas, e Yazalde esteve destemido a enfrentar os calmeirões da defesa britânica. Além de que houve uma transfiguração na agressividade dos ingleses em relação ao jogo da véspera, com o Sporting, agora numa atitude bem mais branda, o que permitiu espaço à técnica dos minhotos.

Aos 13 e aos 18 minutos, Hélder Barbosa teve oportunidade de aplicar o seu forte remate, só que a direção não foi a melhor, tal como num livre de Santos. Nas três ocasiões, a bola passou próximo dos postes. A melhor oportunidade na primeira parte pertenceu a Luiz Carlos, que após triangular com Hélder Barbosa, finalizou no interior da área, com a bola a rasar a barra.

A história não se alterou e a justiça da vitória da equipa de Jesualdo Ferreira foi materializada com um golo de Rafa (volta a marcar depois de o ter feito contra o Norwich), aos 64 minutos.

Um triunfo, daria ao West Ham a conquista do torneio, mas Sam Allardyce olhou mais para a rotação dos seus jogadores, e manteve apenas três jogadores do onze que jogou com o Sporting, e que albergou os previsíveis titulares. Nesse aspeto, as duas equipas equivaleram-se, como explicamos no segundo parágrafo.

Sujeitou-se a um resultado adverso (o que veio a acontecer) e a ficar à espera do resultado do jogo de amanhã. Assim, o Sporting ¿ Braga de amanhã, é uma autêntica final, porque deixa em aberto a conquista do torneio, às três equipas.

Ficha de jogo

Estádio Municipal de Portimão

Árbitro: Fernando Santos (Algarve)

Árbitros-auxiliares: Paulo Silva e Bruno Brás

4º árbitro: Diogo Gomes

Sp. Braga ¿ Cristiano (Eduardo, 46); Baiano, Nuno André Coelho (Paulo Vinícius, 46), Santos e Herbert (Florent, 46); Luís Silva (Alan, 65), Mauro e Luís Carlos; Rafa (Salvador Agra, 77), Yazalde (84) e Hélder Barbosa (João Pedro, 46)

Treinador: Jesualdo Ferreira

West Ham - Castillo; Demel, Collins, Tomkins (Mpanzu, 63) e Rat-Dinca (Potts, 77); Diame, Diarra e Taylor (Nolan, 63); Vaz Tê, Maiga (Morrison, 46) e Collison

Treinador: Sam Allardyce

Ao intervalo: 0-0

Marcadores: 1-0, por Rafa (64)

Disciplina: cartão amarelo para Demel (21), Mpanzu (76) e Nolan (87)