O Sporting confirmou esta segunda-feira em comunicado a intenção anunciada ontem pelo presidente Filipe Soares Franco de apresentar à Liga uma exposição sobre o que considerou uma «violação» da Lei 12 do Jogo antes da partida com o E. Amadora.
O árbitro do jogo, Paulo Pereira, terá recebido uma nota interna da Liga indicando que qualquer bola atrasada para o guarda-redes que fosse agarrada com as mãos deveria ser punida com a marcação de uma falta.
As leis do jogo dizem que só os atrasos deliberados devem ser castigados com falta.
O Sporting fala em «violação» das leis do jogo, o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, Vítor Pereira, disse à rádio TSF que o árbitro fez bem em avisar os clubes da indicação.
Os leões anunciaram agora que, depois de fazerem a exposição à Liga, se não ficarem satisfeitos, reservam-se o direito de recorrer à FPF ou às instâncias internacionais.
Leio o comunicado do Sporting:
«A Sporting, SAD vai apresentar ao Presidente da LPFP uma exposição sobre o facto de a Comissão de Arbitragem ter dado instruções aos árbitros que violam expressamente o disposto na Lei 12 das Leis do Jogo e que prejudicam gravemente o futebol nacional, solicitando uma tomada de posição formal da Liga sobre a matéria.
A manter-se tal entendimento quanto à aplicação da Lei 12, a Sporting, SAD reserva o direito de recorrer à Federação Portuguesa de Futebol ou mesmo, se necessário for, às instâncias internacionais competentes para o efeito.
A Sporting SAD aproveita ainda para lamentar as declarações hoje proferidas pelo Presidente da Comissão de Arbitragem, Victor Pereira, que em nada ajudaram a clarificar uma situação por este criada.»