O jogo do Sporting em Guimarães, no domingo, deve tornar-se marcante para André Martins: o médio leonino atinge a marca redonda de 50 jogos pela formação principal do clube leonino.

Em pouco mais de dois anos, portanto, André Martins chega aos 50 jogos, ele que se estreeou no dia 20 de outubro de 2011, uma quinta-feira, em Alvalade, numa vitória por 2-0 sobre o Vaslui.

Evaldo (43 minutos) e Matias Fernández (70 minutos) fizeram os golos do triunfo por 2-0, que qualificaram o Sporting para a próxima fase da Liga Europa, logo na terceira jornada do Grupo D. André Martins começou o jogo no banco e entrou em campo aos 78 minutos, a substituir Capel.

Domingos Paciência foi o treinador que lançou André Martins na equipa principal do Sporting, depois de uma época de empréstimo ao Real (II Divisão), de meia época de empréstimo ao Belenenses (II Liga) e de mais meia época de empréstimo ao Pinhalnovense (II Divisão).

Refira-se que quando esteve no Belenenses, André Martins estreou-se em competições profissionais, fazendo então três jogos na Taça da Liga e dois jogos na Liga de Honra.

Ora a partir de 2011/12 André Martins afirmou-se no Sporting, o que foi feito sob orientação de Domingos. Desde então fez 34 jogos na Liga, quatro jogos na Taça de Portugal, dez jogos na Liga Europa e um jogo na Taça da Liga, o que perfaz um total de 49 jogos. Se tudo correr como o previsto, André Martins torna-se cinquentenário com a camisola leonina em Guimarães.

Curiosamente neste quase 50 jogos André Martins só marcou um golo: foi no último dia 15 de setembro, em Olhão, na vitória leonina por 2-0. Aos 59 minutos, Wilson Eduardo cruzou da direita, André Martins antecipou-se a Ricardo e estabeleceu o 2-0 final com um desvio ligeiro.

Esta está a ser, de resto, a melhor época de André Martins. O médio esteve em nove jogos dos onze que o Sporting fez e marcou um golo, enquanto em 2012/13 esteve em 19 jogos dos 42 possíveis que o Sporting fez essa época e em 2011/12 esteve em 21 jogos de um total de 56 possíveis.

Na época da afirmação, portanto, André Martins torna-se cinquentenário.