Sporting e Real Cartagena assinaram, nesta quarta-feira, um protocolo de cooperação que prevê a troca de jogadores e de técnicos.

Conforme o Maisfutebol já tinha noticiado, este acordo prevê, desde já, a mudança para Alvalade de Alexis Escudero, médio defensivo internacional sub-18 colombiano, que integrará a equipa B leonina. Viagem inversa faz José Domínguez, que vai implementar o modelo de formação leonino no emblema colombiano.

«Tínhamos muito interesse em fazer este protocolo e estamos orgulhosos. A partir de agora temos um parceiro de nível na Colômbia, que nos dará a hipótese de termos aqui os melhores, e o Real Cartagena tem aqui em Portugal um parceiro para desenvolver todas as potencialidades do jogador colombiano», disse Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, citado pelo site do clube.

O presidente do Real Cartagena disse mesmo que este «é o protocolo mais importante que o clube assinou na sua existência». «Este é o primeiro êxito de muitos que teremos juntos. Além desta parceria, somos o primeiro clube colombiano que terá um corpo técnico inteiramente português e proximamente teremos ainda mais dez treinadores portugueses connosco. Assim o trabalho dos nossos jogadores irá desenvolver-se com a filosofia do Sporting, para que quando cheguem aqui estejam preparados. Esperamos, com isso, que os nossos melhores talentos se possam desenvolver no Sporting», explicou Rodrigo Rendón.

Na assinatura do protocolo estiveram presentes também Augusto Inácio e Virgílio Lopes, responsáveis pelo futebol profissional e pela formação do Sporting; os administradores do Real Cartagena, edison Garces e Alberto Romero; o Embaixador colombiano em Portugal, German Santamaria; a Ministra Conselheira da Colômbia, Carla Tarditi; e ainda o avançado colombiano do Sporting, Fredy Montero.