O Académico Viseu cedeu um empate diante do Sporting B (1-1) em jogo da 21ª jornada da II Liga, num jogo em que chegou a estar em vantagem, mas depois deixou-a escapar entre os dedos na sequência de uma boa reação da equipa de Luís Martins na segunda parte. Foi o quinto jogo consecutivo da equipa de Francisco Chaló sem vencer mas, apesar de tudo, está agora destacada no segundo lugar a cinco pontos do líder FC Porto B. Destaque para os dois golos, marcados por dois estreantes.

Confira a FICHA DO JOGO

A equipa do Fontelo fez valer maior experiência da sua equipa, com uma entrada forte no jogo, com Avto e João Mário a oferecerem profundidade à equipa que chegava com facilidade à área de Stojkovic. Os leões, privados de Rafael Leão (lesionado), foram forçados a recuar em toda a linha para suster a primeira vaga da equipa da casa que, só nos primeiros 4 minutos, conquistou três pontapés de canto.

Rui Miguel, com um remate à entrada da área, deu o primeiro sinal, mas o golo inaugural acabou por chegar num lance de bola parada. Pontapé de canto da direita marcado por Kiko e cabeçada de Kwame Nsor, ponta de lança contratado em dezembro, junto ao primeiro poste. A bola ainda foi à trave, mas acabou por entrar, sem hipóteses para Stojkovic.

Os leões de Luís Martins reagiram bem ao golo, conseguiram imprimir maior velocidade ao jogo, mas continuaram a sentir dificuldades em conseguir profundidade. Já em cima do intervalo, o Sporting B ainda ameaçou o empate, na sequência de um cruzamento da esquerda de Sualehe, mas Fábio Santos cortou o lance, com vários adversários nas costas.

O Sporting B conseguiu aumentar ainda mais a pressão no início da segunda parte, com Luís Martins a mudar a equipa para um 4x3x3, com Cristian Ponde a cair sobre a direita e Ary Papel na esquerda no apoio direto a Ronaldo Tavares. Os leões conseguiam agora chegar com maior facilidade à área de Peçanha que também teve oportunidade de brilhar, com destaque para uma espetacular defesa a negar o golo a Ronaldo Tavares.

Pelo meio, um lance caricato. Sualehe, na marcação de um pontapé de canto, pontapeou a bandeirola que se desfragmentou em pedaços. Dois funcionários tentaram remendar a situação com fita-cola antes de chegar uma bandeirola de substituição.

Com os minutos a correrem, Luís Martins foi promovendo novas alterações no onze e acabou por ser feliz, aos 83 minutos, com dois suplentes a contruírem o golo do empate: cruzamento de Miguel Luís da direita e desvio de cabeça de Ricardo Almeida junto ao segundo poste. Primeiro golo do avançado que, tal como Nsor, estreou-se a marcar na II Liga.

Um golo que seguiu a lógico do crescimento dos leões na segunda parte e que castiga um Académico que estava convencido que ia conseguir segurar a magra vantagem.

A equipa de Francisco Chaló soma, assim, mais um empate, o quarto nas últimas cinco rondas, enquanto os leões de Luís Martins, também prosseguem numa série de quatro rondas sem vencer e continuam à procura da primeira vitória de 2018.

Confira a classificação da II Liga