Siga o Sporting-Belenenses AO MINUTO no Maisfutebol

O MOMENTO

Sporting: Isolado no comando do campeonato, algo que já não sucedia desde 2005, o Sporting entra em campo um dia antes dos seus principais rivais e, frente a uma irregular equipa do Restelo, pode colocar-se provisoriamente com cinco pontos de vantagem e aplicar ainda maior pressão sobre FC Porto e Benfica, que defrontam no domingo Rio Ave e Olhanense, respetivamente. A formação de Leonardo Jardim apresenta-se na máxima força, procurando somar o quinto jogo consecutivo a vencer no campeonato.

Belenenses
O Belenenses é tradicionalmente um adversário fácil para o Sporting sempre que os jogos são em Alvalade, mas a rivalidade entre os dois clubes apimenta estes desafios, pelo que o resultado é imprevisível. A equipa dirigida por Van der Gaag, mas que será orientada por Marco Paulo, apresenta-se praticamente na máxima força, só não podendo contar com Miguel Rosa, ainda a recuperar de lesão. Inconstantes, os azuis têm sofrido com a falta de eficácia na finalização e nos últimos cinco jogos do campeonato só marcaram um golo, o que significa que não venceram qualquer jogo, empataram quatro e perderam um. Ainda assim, já defrontaram Benfica e FC Porto, empatando sempre. O 13º lugar não aflige, mas a equipa podia estar bem mais acima caso as bolas entrassem (nove golos em 12 jornadas é péssimo).

Siga o Sporting-Belenenses AO MINUTO no Maisfutebol

AUSÊNCIAS

Sporting: não há

Belenenses: Miguel Rosa (lesionado)


DISCURSO DIRETO

Leonardo Jardim: «O Belenenses merece todo o nosso respeito, pela dimensão do clube, pelos seus jogadores e pela sua estrutura. Temos o máximo respeito pelo Belenenses , estamos alertados para o facto deste ano já ter roubado dois pontos ao Benfica e ao FC Porto. Temos de ter atenção ao que o Belenenses é mais forte, às transições ofensivas, muito rápidas, com bons extremos, e às bolas paradas ofensivas, porque tem jogadores de estatura elevada que criam muitos problemas para o adversário.»

Matt Jones: «Não vamos a Alvalade só para defender. Se conseguirmos um bom resultado pode ser uma surpresa para muita gente, mas não para nós, que estamos confiantes. Não tivemos sorte nos últimos jogos, mas mais cedo ou mais tarde os golos vão aparecer.»


HISTÓRICO DE CONFRONTOS
O «derby» lisboeta tem longa história e uma enorme vantagem para o Sporting nos confrontos caseiros com o Belenenses. No campeonato, os leões só perderam cinco jogos com os azuis e a última vez que isso aconteceu foi há 59 anos, mais precisamente a 26 de dezembro de 1964, por 2-1. No total de jogos em casa com o Belenenses em todas as competições o Sporting registou 83 vitórias, 23 empates e apenas 13 derrotas, tendo marcado 449 golos e sofrido 314. Há precisamente 60 jogos que os azuis não vencem no terreno dos leões.

EQUIPAS PROVÁVEIS

SPORTING



Outros convocados: Marcelo Boeck, Eric Dier,Vítor Silva, Gerson Magrão, Andre Carrillo, Rinaudo, Slimani e Carlos Mané.

BELENENSES



Outros convocados: Rafael Veloso, Kay, Paulo Jorge, Eggert Jonsson, Fredy, Arsénio, Fábio Sturgeon e Tiago Caeiro.