Momento

Sporting O leão é líder e assume o primeiro lugar por duas jornadas consecutivas, o que não acontecia desde 2002. O moral só pode ser alto em Alvalade, ainda que o discurso seja de prudência em relação às expectativas para a classificação no final da Liga. Ainda assim, é evidente para todos que a equipa de Leonardo Jardim respira uma confiança como há muito o leão não tinha na véspera do dérbi. Uma confiança baseada em duas goleadas e num só golo sofrido.

Benfica Uma enorme incógnita. O Benfica perdeu na Madeira, mas venceu o Gil Vicente no último suspiro com um reviravolta de que não há memória na Luz. A vitória do último domingo é boa, mas falta saber se limpou em definitivo a cabeça de uma equipa ainda traumatizada com o que perdeu na época passada. Ainda assim, a história do dérbi está muito para lá de momentos. Apesar de quem vai à frente normalmente vencer, há muitos registos que levam a que se pense o contrário. Por isso, este é um encontro que não precisa de títulos, basta os nomes dos clubes envolvidos.

Discurso direto

O treinador do Sporting, Leonardo Jardim:

«Acredito que o Benfica não está mais fraco. Reforçou o plantel, manteve os ativos, portanto só pode estar mais forte, não pode estar mais fraco. Vi o Benfica no último jogo e o Benfica utilizou dez jogadores da época passada. Por isso, e tendo tanto tempo juntos, as rotinas já deviam estar assimiladas. O Sporting, por outro lado, está usar três ou quatro jogadores apenas da época passada.»

O treinador do Benfica, Jorge Jesus:

««Nunca joguei com o Sporting à terceira jornada. A época está no começo e isto não é como começa, é como acaba. O Sporting é uma equipa sempre forte, e continua a estar forte.»

Ausências

Sporting: -

Benfica: Sílvio lesionado - Markovic em dúvida

Histórico de confrontos

Fiquemo-nos pelos resultados no campeonato, em Alvalade: 32 vitórias do Sporting, 30 do Benfica e 17 empates, em 79 jogos.

Equipas prováveis

SPORTING



BENFICA