Existe um foco de pressão sobre os dois treinadores, face a resultados recentes, e uma vitória frente ao rival lisboeta proporcionará uma margem de manobra considerável. Na Liga, o Benfica venceu na Luz e o Sporting em Alvalade. Na pré-época, nesta mesma região banhada pelo sol, a equipa de Paulo Bento garantiu um triunfo por dois golos sem resposta, obra e graça de Derlei e Yannick Djaló. Ao quarto embate, disputa-se o primeiro título.

Voltando à questão essencial: quanto vale esta Taça? Os adeptos ficarão satisfeitos com a conquista deste troféu e, por exemplo, um terceiro lugar no campeonato? Provavelmente, trocariam esse cenário pelo segundo lugar. Já para não falar da conquista do título da Liga. Não devemos, de qualquer forma, menosprezar este derby. Por muito que haja a tentação de o fazer. Puro erro.

A Taça da Liga tem valor em , tem quase dois quilos e 60 centímetros de altura, é feita em Liga de Latão e recebeu banhos de ouro e prata. Fica sempre bem na galeria de troféus. Sobretudo, porque implicará mais um triunfo sobre o adversário mais apetecido.

No plano teórico, o Sporting de Paulo Bento parte com ligeira vantagem. Venceu dois dos três confrontos da época com o Benfica, tem mais um ponto na tabela classificativa da Liga, esteve na final da Taça da Liga na época passada e já venceu a Supertaça neste mesmo recinto, frente ao F.C. Porto (0-2). Pega-se em tudo isto e vem a dúvida de sempre. Mas afinal, os clássicos não costumam pender para a equipa que se apresenta em piores condições?

O Benfica apresenta-se na fronteira entre Faro e Loulé com quase todo o plantel disponível. Moretto ficou em Lisboa, ao contrário de Ruben Amorim, Carlos Martins e Suazos, reintegrados ao «sprint» para um encontro em que Quique Flores pretende jogar todos os seus triunfos. Vencer é importantíssimo. No Sporting, a baixa de Izmailov redunda na perda de velocidade e capacidade de exploração dos flancos. Não falta mais ninguém, mas já é dor de cabeça que chegue para Paulo Bento, igualmente convencido da importância de um triunfo neste derby com cheiro a mar. E a praia aqui tão perto.

Equipas prováveis:

SPORTING: Rui Patrício; Pedro Silva, Anderson Polga, Daniel Carriço e Caneira; Pereirinha, João Moutinho, Rochemback e Vukcevic; Derlei e Liedson.

Outros convocados: Tiago, Abel, Tonel, Ronny, Adrien, Romagnoli, Yannick Djaló e Hélder Postiga.

BENFICA: Quim; Maxi Pereira, Luisão, Miguel Vítor e David Luiz; Dí Maria, Ruben Amorim, Katsouranis e Reyes; Aimar e Cardozo.

Outros convocados: Moreira, Sidnei, Jorge Ribeiro, Fellipe Bastos, Bynia, Carlos Martins, Yebda, Balboa, Mantorras, Urreta, Nuno Gomes e David Suazo.