leõesAO VIVO

Um único objectivo, mas com múltiplos significados, serve de mote à equipa da casa: conseguir a sexta vitória consecutiva na prova, superar a pontuação final da época passada a quatro jornadas do fim, manter acesa a luta pelo título, pressionar F.C. Porto e Benfica que jogam apenas domingo e «não ser o único dos grandes a perder pontos com o Estrela na Liga», desejou Paulo Bento.

O problema é a vitória do adversário frente ao F.C. Porto, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, apesar da desqualificação, que terá recuperado o moral dos visitantes, depois de três derrotas seguidas no campeonato. Além das lesões e castigos que fragilizam a equipa leonina e que o treinador espera ver contornadas com humildade e determinação.

A última derrota do Sporting aconteceu a 8 de Fevereiro, na 17ª jornada, frente ao Sp. Braga (2-3) e nos oito jogos seguintes os leões contabilizaram 22 pontos em 24 possíveis. Um percurso animador para as pretensões do segundo classificado, que recusa deixar de lutar pelo ceptro. Foi, também, o último tropeção em casa, num total de quatro: além da formação minhota, há a registar derrotas com F.C. Porto (5ª ronda), Leixões (8ª) e nulo com a Académica (0-0).

Dezoito à força

Paulo Bento convocou 19 jogadores para a recepção ao Estrela, mas dois são juniores (Diogo Rosado e Wilson) e um deles dificilmente vai sentar-se no banco, apesar da qualidade de ambos. Depois de Grimi e Vukcevic, o Sporting perdeu Rochemback e Izmailov (estes últimos, contudo, recuperáveis antes do fim do campeonato), e este fim-de-semana não pode contar também com os castigados João Moutinho e Derlei.

O treinador leonino deve, por isso, promover os regressos à titularidade de Romagnoli (para o lugar de Moutinho) e Postiga (Derlei), com Yannick a sentar-se no banco.

Já o Estrela tem boas e más notícias: Hugo Gomes regressa à titularidade na lateral direita, com Ney a reocupar o seu posto na esquerda. Vidigal e Ndiaye recuperaram de lesão e integram a convocatória para Alvalade, mas Jardel e Anselmo são baixas de vulto na estratégia dos visitantes. Ambos lesionaram-se durante a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal frente ao F.C. Porto, com o brasileiro a sofrer mesmo um traumatismo craniano, que o deixou inconsciente. Nelson ainda não está a 100 por cento e continua afastado da baliza.

Equipas prováveis:

SPORTING: Rui Patrício; Pedro Silva, Daniel Carriço, Polga e Caneira; Miguel Veloso; Pereirinha, Romagnoli e Adrien; Postiga e Liedson.

E. AMADORA: Filipe Mendes; Hugo Gomes, Nuno André Coelho, Tengarrinha e Ney Santos; Fernando Alexandre, Marcelo Goianira e Celestino; Vítor Moreno, Rui Varela e Varela.