E depois da Dinamarca... mais Dinamarca. O Brondby é o adversário do Sporting no play-off de acesso à Liga Europa, equipa que nunca cruzou o caminho dos leões nas competições europeias.

Mas ao contrário do desconhecido Nordsjaelland, que o Sporting afastou na terceira pré-eliminatória, o Brondby, terceiro classificado no seu país e dez vezes campeão nacional, partilha parte da sua história com outras duas equipas portuguesas, o F.C. Porto e o Boavista.

Foi na temporada 1986-87, que marcou a estreia (e que estreia) numa prova europeia, no caso a Taça dos Campeões Europeus (Liga dos Campeões), que o Brondby caiu aos pés do F.C. Porto. Jogavam-se os... quartos-de-final e o conjunto português seguiu em frente pela diferença mínima (1-0 nas Antas e 1-1 em Copenhaga).

Então, o Brondby tinha no plantel Brian Laudrup, já depois de ter visto o irmão Michael partir para a Juventus e pouco antes da chegada do ex-leão Peter Schmeichel. O treinador era Ebbe Skovdahl, tio dos Laudrup, que na época seguinte treinaria o... Benfica.

Em 1999-2000, no play-off de acesso à Liga dos Campeões, foi a vez de o Boavista levar a melhor sobre o Brondby, desta feita com duas vitórias (2-1 e 4-2). Na época anterior, os dinamarqueses qualificaram-se para a fase de grupos da Champions, onde tiveram a companhia de Bayern Munique, Manchester United e Barcelona.

O Brondby, que chega ao play-off após eliminar o Vaduz, do Liechenstein (3-0 e 0-0), e o Buducnost Podgorica, do Montenegro (2-1 e 2-0).

Na Taça UEFA, em 1990-91, o Brondby foi a par do Sporting eliminado por uma equipa italiana nas meias-finais. Roma e Inter foram, respectivamente, os adversários.

No actual plantel do Brondby joga Alexander Farnerud, irmão mais novo de Pontus Farnerud, um ex-leão.

BRONDBY:

Guarda-redes

1-Michael Tornes (Din)

16-Stephan Andersen (Din)

Defesas

2-Anders Randrup (Din)

3-Max von Schlebrugge (Sue), capitão

5-Jan Frederiksen (Din)

8-Mikael Nilsson (Sue)

14-Pierre Kanstrup (Din)

19-Daniel Stenderup (Din)

21-Thomas Rasmussen (Din)

24-Mikkel Bischoff (Din)

25-Jacob Berthelsen (Din)

29-Daniel Wass (Din)

Médios

4-Remco van der Schaaf (Hol), cedido pelo Burnley

9-Alexander Farnerud (Sue)

17-Jens Larsen (Din)

23-Michael Krohn-Dehli

26-Mike Jensen

27-Jan Kristiansen (Din)

28-Paul Jatta (Din)

Avançados

10-Martin Bernburg

11-Bruno Batata (Bra), cedido pelo Corinthians Paranaense

13-Peter Madsen (Din)

18-Nicolaj Agger (Din)

22-Ousman Jallow (Gam)