Quem é Gaël Etock? O nome surgiu na lista de convocados do Sporting para o clássico deste sábado com o F.C. Porto e terá surpreendido alguns adeptos, alheios ao percurso do jovem avançado camaronês nos juniores e, já esta época, na equipa B dos leões. Desde muito cedo foi apontado como o novo Samuel Etoo, a maior referência do futebol dos Camarões, que agora joga nos russos do Anzhi, depois de ter feito carreira no Barcelona e Inter de Milão.

Uma comparação que pode ser exagerada para um jovem de 19 anos que ainda não foi testado ao mais alto nível, mas de facto tem vários pontos em comum com Etoo, além de ter a mesma nacionalidade e de jogar na mesma posição. Nasceu a 5 de julho de 1993 e começou a dar os primeiros passos no futebol, aos 14 anos, numa academia patrocinada pela... Fundação Samuel Etoo, em Douala.

Em 2005 rumou ao Barcelona, «apadrinhado» por Etoo, para integrar a equipa de juniores e, ao longo de cinco anos, passou por vários escalões de La Masia, passando pelos sub-15, sub-17 e sub-19, chegando a ganhar alguma notoriedade entre os catalães, com muitas comparações com Etoo que, na altura, ainda brilhava na equipa principal.

Chegou ao Sporting a meio da temporada de 2011/12, ainda a tempo de ser campeão de juniores, num negócio que, numa primeira fase, terá sido incluído numa parceria com o Chelsea, mas que mais tarde terá ficado fechado com as transferências de Agostinho Cá e Edgar Ié para o Barcelona.

Chegou com a época a decorrer, mas cedo deu nas vistas, com um golo ao F.C. Porto e dois ao Benfica, num jogo em que foi protagonista na reviravolta no marcador. Acabou a temporada com treze golos em 22 jogos e, no início da presente temporada, com 19 anos, foi integrado na equipa B. Ao serviço da equipa comandada por José Dominguez, na Liga de Honra, conta atualmente com quatro golos em 20 jogos.

É um avançado centro, mas também pode jogar como extremo, destacando-se pela velocidade e qualidade técnica.

Veja alguns golos de Etock ainda com a camisola do Barça: