Acolher o Al-Hilal, campeão da Arábia Saudita, para um estágio de duas semanas na Academia Sporting, transformou o dia-a-dia de quem trabalha no reino do leão. A cultura e a religião dos árabes é bem diferente da nossa e por isso tudo teve de ser pensado ao pormenor. Começando pela criação de um local próprio para os jogadores e restantes elementos árabes do Al-Hilal rezarem cinco vezes ao dia. Por isso, uma sala da Academia foi transformada em mesquita e lá estão criadas as condições mínimas para as rezas que começam de madrugada.
O brasileiro Marcos Paquetá é o treinador do campeão saudita e desvendou um pouco da realidade que se vive desde o dia 15 deste mês na Academia leonina. O acordar é às quatro da manhã, para a primeira reza do dia. «Respeito a religião deles. Eles rezam cinco vezes ao dia e temos de ordenar o nosso trabalho com os costumes religiosos deles. As rezam mudam de hora todos os dias e consoante o sítio onde estamos. Agora estão a rezar às 5h45, 13h15, 15, 17 e 22 horas», começa por descrever.
Depois da primeira reza «tomam um pequeno café e vão para o primeiro do treino que tem lugar às 6h30». Depois é hora para descansar, almoçar e só após a reza das 17 horas é que Marcos Paquetá volta a orientar novo treino.
A Academia tem todas as condições para satisfazer estas regras dos árabes. «Têm uma sala bem equipada onde improvisaram uma pequena mesquita. Colocaram um tapete e tudo e eles gostam disso. O atendimento é muito bom e ajustaram as instalações às nossas necessidades», elogia o técnico brasileiro.
Na Arábia Saudita desde Agosto do ano passado, Marcos Paquetá não se sente incomodado com as diferenças que encontrou no outro lado do Mundo: «É uma experiência muito importante para mim a nível cultural e até de criatividade, pois só de véspera posso programar o que vamos fazer no dia seguinte.»
A alimentação da Academia leonina também teve de ser ajustada à culinária árabe. «Eles gostam de comer carneiro e o arroz deles e o Sporting contratou uma cozinheira na embaixada para fazer uns pequenos ajustes na alimentação. Mas eles também estão a gostar da comida portuguesa», afirma Marcos Pauqetá entre sorrisos.
No dia 27 deste mês começa a Copa do Rei, designação do campeonato da Arábia Saudita, que tem também outra prova denominada Copa do Vice-Rei. O plantel do Al-Hilal vai manter-se na Academia leonina precisamente até ao dia 27 deste mês.