O Sporting está interessado na contratação de Mehdi Benatia, defesa de 22 anos que joga no Clermont (2ª divisão francesa), apurou o Maisfutebol. Internacional marroquino, o central é uma das maiores esperanças daquela selecção africana, e frequentemente comparado a Naybet, antigo jogador leonino.

Contactado pelo Maisfutebol, o jogador revelou que foi informado do interesse de um «grande clube português». «Um empresário falou comigo, mas não me disse qual era o clube», assumiu Benatia. O nosso jornal sabe, contudo, que o interesse é do Sporting. O empresário que entrou em contacto com Benatia acompanhou Paulo Cardoso, responsável do «scouting» do Sporting, quando este se deslocou a França para observar o jogador.

Embora não tenha sido informado que o interesse partia de Alvalade, Benatia já tem algum conhecimento sobre o clube português. O «professor» foi Steven Pinto Borges, um luso-francês que joga no Clermont, e que já representou a selecção portuguesa de sub-20. «Ele disse-me que Portugal tem um bom campeonato», revela o internacional marroquino, que ainda assim já tinha fixado alguns nomes: «Conheço o Miguel Veloso, o Moutinho e o Adrien Silva, mas o meu preferido em Portugal é o Bruno Alves.»

O Maisfutebol falou também com Steven Pinto Borges, que fez elogios ao colega de equipa. «É muito bom jogador. Lê muito bem o jogo. É alto e tem muita força», disse o luso-francês.

Com contrato até Junho do próximo ano, Mehdi Benatia não esconde que o seu desejo passa por deixar o Clermont. O clube está a par da vontade do jogador, e pede cerca de 230 mil euros para o deixar sair já em Janeiro. Para além do Sporting, também a Udinese terá demonstrado interesse no jogador.

Três nações, uma escolha

Mehdi Benatia nasceu em França, nos subúrbios de Paris, em 1987. Filho de pai marroquino e mãe argelina, a carreira futebolística começou nas escolas do CS Brétigny. Depois de uma passagem pelo Créteil, entrou para o Centro Técnico da Federação Francesa, em Clairefontaine. Seguiu depois para o Marselha, onde chegou a sénior.

Passou pela equipa secundária do Olympique, e em 2006/07 foi emprestado ao Tours, da segunda divisão. Fez uma boa temporada, pelo que no ano seguinte foi cedido a uma equipa do principal escalão, o Lorient. Uma lesão grave no joelho fez com que a sua ascensão fosse afectada. Na época passada, regressou ao segundo escalão, e ao Clermont, clube que agora detém o seu passe.

Benatia hesitou entre a selecção francesa e a marroquina, mas a hipótese de representar a Argélia foi descartada. A escolha de Marrocos foi consumada em Novembro de 2008, com a primeira internacionalização a ser averbada frente à Zâmbia. O central acabou por fazer cinco jogos na fase de qualificação para o Mundial 2010.