O Sporting joga na próxima quarta-feira, dia 22 de março, no Brasil, na inauguração do Arena de Pernambuco, provavelmente com casa cheia: até esta altura já foram vendidos mais de 60 por cento dos ingressos disponíveis, sendo que os responsáveis esperam uma casa de cerca de 30 mil pessoas.

Ora por isso o encontro que marca a inauguração de um dos recintos do Mundial 2014 será utilizado como um teste para a Taça das Confederações, que também se jogam no Brasil (e na Arena de Pernambuco, em particular) durante este anos. A segurança, por exempolo, será precisamente igual.

Haverá portanto 872 polícias: 74 agentes da Polícia Rodoviária, 510 agentes da Polícia Militar, 50 da Polícia Civil, 66 soldados do Corpo de Bombeiros, 47 agentes da polícia de inteligência, 45 da Polícia Federal, 70 agentes da Companhia de Trânsito e 12 membros da Polícia Científica.

Mas há mais: a própria presidente do Brasil, Dilma Rousseff, vai marcar presença na inauguração do estádio, cuja festa começará dois dias antes: segunda-feira realiza-se um jogo para o qual estão convidados todos os que trabalharam na construção do recinto, bem como as respetivas famílias.

Os responsáveis dizem que é uma forma de homenagear o esforço dos trabalhadores que levantaram o estádio, e que continuam a levantar: o Arena de Pernambuco ainda não está pronto, há obras por acabar e há instalações que ainda são provisórias. As autoridades pedem por isso compreensão.

«Convidámos o Sporting para abrilhantar a festa e dar um carácter diferente. Na entrada, os adeptos serão recebidos com atividades lúdicas da cultura pernambucana. Não haverá espetáculo, apenas uma homenagem à música local com cantores», disse Sirval Andrade o diretor do estádio.