Paulo Bento anda neste dicotomia constante, entre ambicionar algo mais ou defender o que tem. O segundo lugar, a vantagem tangencial sobre o Benfica, a perspectiva da Liga dos Campeões, tudo isto sabe bem ao Sporting. É tudo demasiado importante para colocar em risco pela ânsia desenfreada de correr atrás do líder. Ainda por cima, reconhece o técnico, o F.C. Porto está forte, muito forte.

As lesões, sempre e cada vez mais as lesões, condicionam o projecto de Paulo Bento. No Estádio do Mar, por troca com os saborosos três pontos, o treinador teve de entregar Rochemback. O habitual músculo do sector intermediário fica de molho ao longo de quatro semanas.

Vukcevic também quebrou fisicamente, Izmailov regressa ainda a custo, Adrien e Romagnoli vêm de pequenos toques. Que cenário! Resta Moutinho, João Moutinho, qual sempre em pé, e Miguel Veloso, renascido para ocupar a posição que sempre quis. Enfim, onde foi feliz. Pereirinha vai ganhando espaço, na ausência de extremos consagrados, com bons resultados. É, cada vez mais, a Juventude Leonina a defender a imagem do Sporting.

Dois argumentos a favor, para usar com moderação e cautela. Vale o que vale. O Sporting tem a melhor defesa da Liga 2008/09 e o melhor ataque em casa. 19 golos, em 11 jogos, abrem o apetite aos adeptos leoninos. Liedson é Liedson, Derlei está mais Derlei que nunca. Decidiu no Estádio do Mar e continua a estragar o seu próprio plano de reforma. Cheira a renovação.

Vale o que vale, reforce-se. Estatística não joga. O Sporting enfrenta uma Naval 1º de Maio despreocupada. As preocupações estão lá, é certo, mas poucos exigem pontos no Estádio de Alvalade. Fazer uma boa exibição já seria interessante, pontuar a jogar mal também serve, ganhar seria tão bom que nem se fala. Ulisses Morais está à vontade, perante este cenário. Sem pressão, com ambição. Perigo que chegue para os leões.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

SPORTING: Rui Patrício; Pedro Silva, Anderson Polga, Daniel Carriço e Caneira; Pereirinha, João Moutinho, Miguel Veloso e Izmailov; Derlei e Liedson.

Outros convocados: Tiago, Abel, Tonel, Ronny, Adrien, Romagnoli, Yannick Djaló, Hélder Postiga e Tiuí.

NAVAL 1º DE MAIO: Peiser; Carlitos, Diego Ângelo, Paulão e Daniel Cruz; Bruno Lazaroni, Baradji e Godeméche; Davide, Marcelinho e Marinho.

Outros convocados: Jorge Baptista, Fabrício Lopes, Gilmar, Hauw, Camora, Michel Simplício e Tiago Freitas.