O Sporting e o Galatasaray negoceiam a transferência de Bruma, num processo que ainda está em franco andamento: ao contrário do que foi dito na Turquia, a transferência não está de todo fechada.

Apesar do bom ritmo das negociações, há pormenores ainda por concluir que prometem arrastar por alguns dias. Os dirigentes do Galatasaray pretendiam fechar a transferência até segunda-feira, mas o treinador Fatih Terim já veio avisar que provavelmente não vai ser possível.

«Já estamos a negociar o Bruma há algum tempo», referiu o técnico este sábado em conferência de imprensa. «É um dossier que teve vários altos e baixos, esta semana houve alguns progressos, as negociações continuam e na próxima semana tudo deve ficar decidido.»

Enquanto isso, em Portugal, Bruma espera que as negociações cheguem a um bom porto.

Representantes prontos para ouvir o Galatasaray

O representante Catio Baldé e o advogado Bebiano Gomes regressaram entretanto a Portugal, têm estado em constante contacto e esperam por fumo branco das conversações entre os clubes.

«Já tivemos a confirmação que o Sporting e o Galatasaray estão a negociar, isso prova o que eu sempre disse, que havia uma proposta do Galatasaray. Vamos esperar que esta primeira fase chegue ao fim para Bruma ser chamado a negociar numa etapa posterior.»

Bebiano diz ser impossível falar de um acordo de Bruma com o Galatasaray porque as negociações ainda não chegaram ao jogador, mas recorda que existe uma proposta anterior de cinco anos que é do agrado do jovem extremo.

«O jogador vai jogar num bom clube, vai melhorar muito a situação financeira e vai permitir ao Sporting ser compensado pelo investimento que fez na formação do atleta.»

Não há propostas de mais nenhum clube

Bebiano Gomes e Catio Baldé passaram de resto os últimos dias no estrangeiro, mas o advogado garante nesta conversa com o Maisfutebol que não há propostas de outros clubes. «Sempre houve mais intenções, mas não fazia sentido nesta altura falar de outras propostas», disse.

«O Sporting está a negociar com o Galatasaray e este é o caminho. O que sempre disse, mantém-se: no meu entendimento o contrato de Bruma terminou e acredito que a FIFA nos ia dar razão. Mas a partir do momento em que o Sporting negoceia com o Galatasary, para nós não há outro caminho.»

«O Sporting investiu na formação do Bruma e se puder ser compensado financeiramente por isso, ótimo. É isso que queremos. É preferível que seja o Sporting a receber dinheiro pelo Bruma do que um clube qualquer estrangeiro», acrescentou.

Próximos dias serão decisivos

Os representantes de Bruma vão por isso manter-se em Lisboa à espera que as negociações entre o Sporting e o Galatasaray cheguem a bom porto: o entendimento, diz Bebiano Gomes, é a melhor solução para todas as partes. «Bruma não tem condições para voltar ao Sporting.»

De resto, e assim que os clubes se entenderem, não será difícil finalizar o acordo: a proposta que Bebiano trouxe do Mundial sub-20 para Bruma era muito vantajosa financeiramente.

Os turcos falam, aliás, num contrato que rende 1,3 milhões de euros por ano ao jogador e cerca de 10 milhões de euros para o Sporting. Os próximos dias serão decisivos para colocar, ou não, um ponto final nesta longa novela.