O novo pavilhão do Sporting para as modalidades vai começar a ser construído no primeiro semestre de 2012 e o custo previsto ronda os 13 milhões de euros, anunciou esta segunda-feira Mário Patrício, director geral das modalidades do clube.

O Plano de Pormenor Alvalade XXI (PPA) deve ser aprovado em Assembleia Municipal da Câmara de Lisboa entre Outubro e Novembro, pelo que prevejo que o pavilhão, numa estimativa optimista, comece a ser construído no primeiro semestre de 2012», disse o dirigente à Agência Lusa após a reunião pública de esclarecimento promovida ao fim da tarde pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) no auditório de Alvalade sobre este assunto.

Mário Patrício lembrou que o PPA «era para estar aprovado em Dezembro de 2010» e que o início da construção depende também do «lançamento do concurso para a empreitada e da resposta da empresa de construção», à qual será adjudicada a obra, razão pela qual considerou «uma utopia afirmar que o pavilhão vai estar construído dentro de dois ou três anos». O dirigente nem garante que aas obras estejam concluídas no decorrer do mandato dos actuais órgãos sociais por condicionalismos que ultrapassam o próprio Sporting, «embora seja esse o objectivo».

Quanto ao orçamento, o dirigente avançou com uma verba a rondar os 13 milhões de euros, mas advertiu que essa estimativa «não é rigorosa», tendo em conta que se está a um ano do início da empreitada». «Há um ano ninguém imaginava que o FMI entraria em Portugal. É preferível fazer as coisas bem feitas, investir mais tempo no projeto para evitar derrapagens e assegurar um controlo mais rigoroso», observou ainda o responsável pelas modalidades.

Por parte da Câmara Municipal de Lisboa, marcou presença o arquitecto Duarte Capelo que anunciou que o pavilhão será rodeado de um espaço ajardinado, mas não terá parque de estacionamento, uma vez que a oferta envolvente, que inclui o parque do próprio estádio, é «várias vezes superior ao necessário».