O momento:

SPORTING

Tudo novo com a chegada de Sá Pinto. O novo treinador estreou-se com um empate na Polónia na Liga Europa, mas este domingo terá de passar pelo teste de Alvalade. O ano de 2012 não começou bem para os leões que, na liga, somaram duas derrotas, dois empates e apenas uma vitória. Pior do que isso, deixaram o Sp. Braga fugir e construir uma confortável vantagem de oito pontos (onze com mais um jogo) e foram ainda ultrapassados pelo Marítimo. Para continuar a sonhar com um lugar na Champions, o Sporting tem mesmo de vencer este domingo.

P. FERREIRA

Nunca se viram tantos sorrisos para os lados de Paços de Ferreira. A equipa de Henrique Calisto passa pelo melhor momento da temporada e, com três vitórias consecutivas na liga, saltou para o 12º lugar. Apenas com uma derrota em 2012, o Paços está muito perto de alcançar o seu principal objectivo.

As ausências:

SPORTING: Sá Pinto convocou todos os jogadores. As últimas notícias davam conta da recuperação de Alberto Rodríguez, mas não se sabe se Diego Capel e Jéffren estarão em condições de dar o seu contributo este domingo.

P. FERREIRA: Duas baixas de peso na defesa e ainda outra no ataque. Javier Cohene e Tony foram operados na quinta-feira aos joelhos, depois de se terem lesionados no último jogo e vão estar afastados dos relvados por, pelo menos, seis semanas. O avançado Michel Lugo também sofreu uma microrrotura e também não entra nas contas. As boas notícias são os regressos de Michel e Arturo Alvarez.

Discurso directo:

Sá Pinto: «Neste momento o ambiente é bom, saudável, de esperança, de acreditar, de vontade de fazer coisas boas e, logicamente, de ganhar jogo. Os resultados, a este nível, dão confiança e criam alegria, é esse o nosso objectivo para amanhã».

Henrique Calisto: «Temos consciência de que o Sporting tem jogadores de nível internacional, joga em casa e é claramente favorito. Temos de ter os pés no chão e sermos nós próprios, com o objetivo de conquistar pontos. Com uma eventual derrota não virá mal ao mundo».

Histórico de confrontos:

Treze jogos em Alvalade com dez vitórias para a equipa da casa e outras três para os visitantes. Não há registo de empates entre os dois emblemas em casa dos leões. No entanto, a última vitória dos «castores» está ainda bem viva. Foi há pouco mais um ano, a 15 de Janeiro de 2011, e deixou um sabor amargo. Nessa altura, o Paços chegou ao intervalo a vencer por 2-1, com golos de Samuel (28m) e Manuel José (45m, g.p.) contra apenas um de Liedosn. Os leões ainda empataram, por Salomão (63m), mas acabaram de mãos a abanar quando Pizzi (81m) fez o 3-1

Equipas prováveis:

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Polga, Onyewu e Insúa; Schaars, Rinaudo e Matías; Izmailov, Wolfswinkel e Carrillo.

P. FERREIRA: Cássio; Filipe Anunciação, Ózeia, Ricardo e Luisinho; Arturo Álvarez, André Leão e Vítor Manuel; Manuel José, Michel e Melgarejo.