Com 23 anos, festejados a 15 de Maio, o chileno Matías Fernandez, cuja transferência para o Sporting está em vias de oficialização, chegará a Alvalade com estatuto de fantasista para o meio-campo, ocupando a vaga que Romagnoli nunca preencheu de forma satisfatória.
Considerado o melhor jogador sul-americano de 2006, Matigoldeu nas vistas ao serviço do Colo-Colo, onde cumpriu o percurso de formação a partir dos 12 anos. Nascido em Buenos Aires, mas vivendo no Chile desde a infância, estreou-se na primeira equipa em 2003, com 18 anos. No ano seguinte foi logo considerado jogador revelação do torneio Clausura, tendo marcado nove golos na campanha de estreia. Isto aconteceu menos de um ano depois de ter superado um grave problema de coluna, que chegou a pôr em risco a sua carreira.
Já depois de ter participado no Mundial de sub-20 de 2005, Matias Fernandez viveu em 2006 o seu ano de ouro: ganhou os títulos chilenos de Apertura e Clausura, consolidou um lugar na selecção principal e conquistou os troféus para melhor jogador no Chile e na América do Sul. A transferência para o Villarreal, a troco de nove milhões de euros, foi a consequência lógica para este protagonismo.
Em Espanha, a sua estrela empalideceu um pouco: apenas quatro golos nas duas últimas temporadas, num total de 50 jogos para a Liga. Ainda assim, continuou a ser pedra fundamental no percurso da selecção chilena, que nesta altura tem praticamente assegurada a qualificação para o Mundial-2010: 12 presenças e quatro golos em 14 jogos, atestam a sua influência na campanha dos comandados de Marcelo Bielsa.
Confira em vídeo alguns dos melhores momentos do próximo reforço dos leões: