Depois de um período de maior fulgor, pouco depois da chegada de Sá Pinto ao comando do Sporting, Matías Fernández voltou a debater-se com alguns problemas físicos nas últimas semanas. A situação tem sido gerida com algum cuidado pelo técnico leonino, mas a preocupação já chegou ao Chile, uma vez que o médio está convocado para a dupla jornada de apuramento para o Mundial 2014, frente a Bolívia e Venezuela.
«Há fadiga importante em vários jogadores, como o caso do Matías Fernández. Falei com ele e está bastante fatigado», disse o selecionador do Chile, Claudio Borghi, após a divulgação da lista.
«El Crá» não faz um jogo completo desde 9 de Abril, quando o Sporting ganhou ao Benfica em Alvalade (1-0). Depois disso participou em três jogos, mas acabando sempre por ser substituído na segunda parte. Falhou a rececção ao At. Bilbao e a visita ao Nacional. «Não jogou porque teve uma mialgia de esforço após o Benfica. Esteve perto de jogar, mas não quisemos arriscar. Estamos a um mês do final da temporada, e não queríamos correr o risco de o perder para o resto dos jogos. Vamos ver agora a evolução», disse Sá Pinto após a primeira mão das meias-finais da Liga Europa.
Com o Sporting já afastado do acesso à Liga dos Campeões, é possível que o treinador leonino encare com prudência a utilização de Matías na última jornada, frente ao Sp. Braga. A prioridade será, naturalmente, contar com o médio na final da Taça de Portugal, marcada para 20 de Maio.
Esse jogo com a Académica acaba por ser a principal preocupação da seleção chilena, já que os jogos com Bolívia e Venezuela estão marcados para 2 e 9 de Junho, respetivamente.