O Sporting apresentou uma reclamação junto do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol em relação à nota atribuída ao árbitro João Capela pela sua prestação no derby com o Benfica. A avaliação não foi divulgada em termos oficiais, mas a «Rádio Renascença» anunciou, nesta sexta-feira, que o juiz de Lisboa terá tido uma nota correspondente a «bom mais», um 3.7 numa escala de 0 a 5.

«O Sporting sentiu-se lesado pelas decisões do árbitro João Capela no jogo com o Benfica e, por esse motivo, apresentou uma reclamação junto da secção de classificações da FPF, ao abrigo do artigo 13.º do Regulamento de Arbitragem da Liga», explicou fonte leonina à agência Lusa. «Enviámos essa reclamação com provas de vídeo sobre os erros de arbitragem que prejudicaram o Sporting, antes de ser tornada pública a nota que foi atribuída ao árbitro», acrescentou ainda, recordando que a nota oficial deixou de ser comunicada aos clubes há ano e meio, sensivelmente.

A nota atribuída pelo observador Luís Ferreira, o melhor classicado da época 2011/12, só pode ter sido alcançada dando razão ao árbitro em todos os lances polémicos, suscetíveis de grande penalidade, uma vez que se o relatório incluísse uma falha num desses lances capitais, a nota seria sempre inferior a 2.5, uma classificação considerada «insatisfatória».