O Sporting reagiu ao recente pedido de uma auditoria às contas do clube, da parte de um grupo de sócios, com um comunicado do Conselho Fiscal e Disciplinar onde refere que as contas do clube são auditadas anualmente desde 1995. O comunicado refere ainda que a SAD do clube está cotada na Bolsa e está sujeita às normas e regulamentos da Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM).
Comunicado na íntegra:
«Face a notícias vindas recentemente a público, em particular as que se referem a um eventual pedido de auditoria às contas do Sporting Clube de Portugal, o Conselho Fiscal e Disciplinar deliberou, por unanimidade, esclarecer o seguinte:
1. O Sporting Clube de Portugal foi o primeiro clube Português a ter voluntariamente as suas contas auditadas, em 1995, procedimento esse que passou a estar consagrado nos Estatutos em 1996 no sentido de acautelar a integridade da informação financeira e o bom cumprimento das obrigações legais e fiscais.
2. As contas do Clube têm sido auditadas por sociedades habilitadas e são objecto de apreciação pelo Conselho Fiscal e Disciplinar que sobre as mesmas emite relatório e parecer.
3. A auditoria às contas faz-se com base em normas éticas e critérios técnicos, consagrados nacional e internacionalmente e aplicáveis independentemente das pessoas e entidades sujeitas à auditoria.
4. As contas do Sporting Clube de Portugal são publicitadas nos termos legais e estatutários e submetidas à aprovação dos sócios do Clube.
5. A Sporting ¿ Sociedade Desportiva de Futebol, SAD, sociedade cotada em bolsa, encontra-se ainda sujeita às normas e regulamentos da Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM).
6. Cabe ainda referir que as contas do Sporting Clube de Portugal, para além de escrutinadas e confirmadas por entidades idóneas e independentes, têm sido também objecto de acompanhamento regular por entidades do Estado e pelas instituições financeiras com quem se relaciona».
O comunicado é assinado por Ernesto Ferreira da Silva, José Maria Espírito Santo, Silva Ricciardi, Agostinho Alberto Bento Silva Abade, Rui Gonçalves Ascenção, Aureliano Oliveira das Neves, Júlio Américo Sousa Rendeiro, Carlos Barbosa da Cruz,
Carlos Fontão de Carvalho e Alberto Laplaine Guimarães.