Ricardo foi esta segunda-feira agraciado com a Medalha de Ouro da cidade do Montijo como reconhecimento da sua terra natal pela carreira do guarda-redes do Sporting que teve o último ponto alto no Mundial 2006.
«Prémios no futebol há muitos, mas uma distinção destas deixa-me muito honrado e orgulhoso por ser uma homenagem a um desportista, alguém que fez muita coisa com a ajuda dos colegas», referiu o guardião, em declarações reproduzidas pela agência Lusa.
O presidente do Sporting, Filipe Soares Franco foi um dos presentes no Cine-teatro Joaquim de Almeida onde decorreu a cerimónia acolhida pela presidente da Câmara Municipal, Maria Amélia Antunes, que entregou o galardão.
«Também me orgulho do Montijo e das pessoas que cresceram comigo e me conhecem», frisou Ricardo dedicando o prémio a «todos os que foram importantes», como a sua família, «o suporte a todas as horas» e garantindo «dignificar a profissão».
A presidente da Câmara enalteceu Ricardo como «um homem da terra, que não tem vergonha das suas raízes» e, depois de individualidades com Paulo Futre ou Dulce Pontes, salientou a importância do homenageado deste ano: «Esta é a distinção mais alta que pode ser entregue. O Montijo orgulha-se de ter cidadãos de reconhecido mérito nacional e local. O Ricardo é o ídolo do Montijo por todas as razões.»