Enakahire vai fazer os testes de início de época na próxima segunda-feira, dia em que estão também estão previstos os regressos de Rogério, Varela e Edgar Marcelino aos treinos. Polga estará de regresso ao trabalho de grupo daqui a 11 dias e Pinilla deverá integrar o plantel a 17 deste mês.
Este é o ponto da situação clínica do Sporting, o segundo que o médico dos leões, Gomes Pereira, fez nesta pré-época que os leões começaram no passado dia 29 de Junho (com o estágio a iniciar-se dia 4 deste mês).
Nenhum destes jogadores esteve presente no treino-conjunto com o 1.º Maio Sarilhense este sábado (Enakarhire e Rogério apenas tiveram contacto visual com o jogo durante a corrida que fizeram nos circuitos da Academia) e o médico acedeu a esclarecer a situação do nigeriano, chegado na véspera a Alcochete e que não está sujeito a «qualquer questão clínica».
«O Enakarhire tem previstos os testes de inicio de época para segunda-feira. Faz sentido que não tenha participado no jogo», explicou Gomes Pereira. Assim, referindo que «os jogadores que não alinharam foi por opção do treinador», mas que houve entendimento em que o «mais ajustado [seria] a diminuição da intensidade [física]», pois o controlo não é tão acentuado como nos treinos.
Polga «continua com milagias» devido a uma «lesão muscular na face posterior da coxa direita» e, como Gomes Pereira lembrou sobre o tempo de paragem anunciado, o brasileiro «vai parar 15 dias», sendo que «já tem quatro dias de evolução».
O departamento clínico do Sporting considera a situação de Polga como «um acidente» e «não como uma lesão» explicando também dessa forma por que achou «bem» que Edgar Marcelino, Rogério e Varela não tenham participado no jogo: «[Estão à parte] apenas por precaução. Não há uma situação clínica preocupante. Têm queixas por ser início de época e devem fazer-se paragens curtas.»
«O Edgar tem queixas musculares ligeiras e o Rogério também. O Varela tem queixas dolorosas no tendão de Aquiles direito», revelou o médico indicando que os que é esperado que os três jogadores regressem aos treinos na segunda-feira.
Os três elementos «treinaram no ginásio com o fisioterapeuta do clube em trabalho individualizado», disse o médico, assim como os dois outros elementos já integrados no plantel, mas que não foram utilizados no jogo (João Moutinho e Ricardo), treinaram num dos relvados secundários de Alcochete.
Até à próxima segunda-feira em que o grupo de trabalho voltará a ser engrossado (inclusivamente com a chegada dos juniores Nani, André Marques e Miguel Veloso), o plantel do Sporting vai gozar uma folga a começar na tarde deste sábado.
Na segunda-feira há um treino às 09h30 aberto à comunicação social, depois do qual falará um jogador, e outro treino às 18h00, fechado.
Por chegar fica então Pinilla, que «está próximo do regresso», garantiu Gomes Pereira revelando que tem estado em contacto com o médicos que têm acompanhado a recuperação do chileno, que «está a correr bem».