Este fim de semana iremos assistir à abertura da época do futsal português com a disputa da Supertaça. Vão estar frente a frente as duas as maiores potências da modalidade este ano. Sporting e Benfica irão defrontar-se em Loulé este sábado, com transmissão na TVI a partir das 18:12.

Como em todos os jogos destas duas equipas, acredito que o equilíbrio seja uma constante e que irá, certamente, ser decidido nos detalhes.

Ambas as equipas reforçaram-se muito e bem.

O Sporting, com a Final Four da UEFA Futsal Cup no horizonte, apresenta um dos melhores planteis de sempre, com jogadores de elevadíssima qualidade. Dieguinho, Anilton, Léo e Deo foram os nomes que se juntaram a um conjunto já muito competitivo.

No que diz respeito ao Benfica, o clube da Luz também se reforçou no mercado internacional e nacional, apresentando um plantel com maior qualidade e mais equilibrado que na época transacta. Miguel Ângelo veio de Alvalade, e chegaram à Luz ainda Cristian, Franklin e Elisandro.

É esperado pavilhão cheio e uma atmosfera empolgante para o jogo deste fim de semana.

Com todo este ambiente, espero assistir a um jogo positivo, virado para o espetáculo e para a emoção, facto que não tem ocorrido nos últimos dérbis, onde a segurança tem predominado, em detrimento do maior risco e da criatividade.

Mas, acima de tudo, desejo que seja uma grande festa do futsal e do espectáculo, com muitos e bons golos.

Como diria um bom amigo meu: «Show de bola!»

--

João Freitas Pinto é licenciado em Ciências do Desporto - Especialização em Futebol pela FMH. Mestre em Ciências Farmacêuticas e doutorando em Treino Desportivo pela Universidade Lusófona. Treinador profissional de Futsal, modalidade à qual está ligado desde 1992, foi treinador do Sport Lisboa e Benfica, Clube de Futebol Os Belenenses e Sporting Clube de Portugal e, recentemente, selecionador da África do Sul. É formador de Futsal desde 2002 e Co-fundador da Futsal+.