O golo solitário de Matheus Nunes no dérbi de Alvalade ditou um empate em toda a linha no histórico dos confrontos entre leões e águias em casa do Sporting: os dois emblemas passam a contar com o mesmo número de vitórias, empates e derrotas e, talvez mais impressionante, com o mesmo número de golos marcados e, consequentemente, sofridos.

Num total de 87 duelos em casa dos leões em jogos para o campeonato, os dois emblemas passam a contar com 33 vitórias cada um, com 125 golos marcados ao rival desde a temporada de 1934/35.

Há apenas uma dúvida nestas contas relativa à temporada de 1951/52, em que os dois dérbis foram realizados no Estádio Nacional, no Jamor, com uma vitória para cada lado, ambas por 3-2. A dúvida reside sobre quem teve o estatuto de anfitrião no primeiro jogo, à 9.ª jornada, e no segundo, à 22.ª. 

Há almanaques que dizem que os rivais venceram os respetivos jogos com visitantes, seguindo a ordem cronológica das jornadas, mas os jornais da altura, como o Diário de Lisboa, apontam para o contrário. As crónicas dos jornais referem que o Benfica venceu o primeiro jogo em casa por 3-2 e o Sporting venceu o segundo embate, também como anfitrião, pelo mesmo resultado. É com base deste pressuposto que falamos num empate total entre os dois rivais nos jogos em que o Sporting jogou como anfitrião para o campeonato.

A balança tinha vindo a desequilibrar-se na última década para o lado dos visitantes, uma vez que o Sporting não vencia um dérbi em casa para o campeonato há doze anos, desde a temporada 2011/12 [triunfo também por 1-0, com um golo de Wolfswinkel].

Leões também quebram jejum nos jogos com «grandes»

Ainda olhando exclusivamente para as contas do campeonato, o golo solitário de Matheus Nunes também permitiu ao Sporting quebrar um jejum de dezasseis jogos sem vencer jogos entre os «grandes» [Benfica e FC Porto].

Antes disso, é preciso recuar até 28 de agosto de 2016, quando o Sporting, sob o comando de Jorge Jesus, bateu o FC Porto em Alvalade por 2-1 ([golos de Slimani e Gelson, contra um de Felipe].

O único jogador que fez a transição desse clássico com o FC Porto de há cinco anos para a vitória do dérbi de segunda-feira é Sebastian Coates.