Quem olha de fora provavelmente não percebe, mas a diferença entre o Bas Dost desta temporada e o Bas Dost da temporada passada é... nula. O avançado holandês tinha na época transacta, por esta altura, 24 golos em 24 jogos realizados. Este ano tem 23 golos em 23 jogos realizados. O que significa que continua com uma média de um golo por jogo.

Ora a impressão que Bas Dost está esta época ligeiramente abaixo do que estava a fazer o ano passado, quando lutava com Messi pela Bota de Ouro, tem apenas a ver com um fenómeno: Jonas. É que o avançado encarnado já leva 31 golos.

O Maisfutebol foi tentar confirmar se a diferença entre os dois jogadores, particularmente na influência nos resultados da equipa, é assim tão grande e a verdade é que a resposta é não: a influência é praticamente igual.

Bas Dost marcou 23 dos 53 golos que o Sporting já marcou no campeonato, o que significa que apontou 43.4, por cento dos golos da equipa. Já Jonas marcou 31 dos 71 golos do Benfica, o que quer dizer que apontou 43.6 dos golos da equipa. 

No entanto, e se tivermos em consideração apenas os jogos em que um e outro jogaram, então Bas Dost fez 23 dos 49 golos, enquanto Jonas continua a fazer 31 dos 71 golos. O que significa que Bas Dost apontou 46.9 por cento dos golos da equipa, enquanto Jonas apontou 43.6 por cento dos golos do Benfica. O que quer dizer que Bas Dost tem mais influência.

Vale a pena, de resto, deixar bem claro que há um ano, por esta altura - após a 27ª jornada, portanto -, Bas Dost tinha marcado 24 dos 51 golos da equipa, o que significa que tinha marcado 47.0 por cento dos golos da equipa.

Ligeiramente mais - mas só mesmo ligeiramente -, do que este ano, em que fez 43.4 por cento dos golos do Sporting no campeonato.