Foi com emoção à mistura que Frederico Varandas foi investido neste domingo como presidente do Sporting.

O antigo médico dos leões sucede a Bruno de Carvalho, que liderou os destinos do clube entre 2013 e junho passado, altura em que foi destituído em Assembleia Geral.

Varandas, eleito com 42,33 das preferências de voto nas eleições de sábado, discursou no Auditório Artur Agostinho depois de cumpridas as formalidades e apresentados os novos membros dos órgãos sociais um a um, numa sessão que teve início por volta das 19h25 com um discurso do até agora presidente da Mesa da Assembleia Geral do clube, Jaime Marta Soares, que deixou agradecimentos aos órgãos sociais, à Comissão de Fiscalização e lembrou o trabalho de transição realizado nos últimos dois meses e meio.

Chamado ao palanque já depois das 20h00 por Rogério Alves, novo presidente da Mesa da AG do Sporting, o 43.º presidente da história do Sporting discursou para o universo do clube e não escondeu a emoção. «É um dia especialmente emocionante para mim. Por muito que eu estivesse preparado para isto, é sempre diferente», disse no púlpito ocupado pelos novos membros dos órgãos sociais.

Varandas falou durante quatro minutos e direcionou o discurso para apelos à união interna.

«Eu nasci Sporting, cresci Sporting, respiro Sporting mas não sou o Sporting. A minha missão é servir o Sporting Clube de Portugal e a minha prioridade e da minha equipa é unir o Sporting Clube de Portugal. E ontem começámos a vencer o adversário mais terrível que já tivemos em toda a nossa história: o Sporting fraturado. Enquanto não formos realmente unidos, não nos vamos conseguir bater com os nossos rivais», referiu perante um Auditório Artur Agostinho lotado de sócios e adeptos do clube leonino.