O jogo do Sporting em Oleiros, para a Taça de Portugal, permitiu a Jorge Jesus estrear três jovens da formação leonina na equipa principal. Ao entrarem na segunda parte, Rafael Leão, Jovane Cabral e Demiral fizeram os primeiros minutos da carreira com a camisola principal dos «leões».

O primeiro, Leão, aproveitou da melhor forma a entrada aos 70 minutos e assinalou a estreia com um golo, no triunfo por 4-2 sobre o emblema albicastrense. 

Ora, o trio chamado por Jesus encontra semelhanças com mais quatro jogadores, lançados em absoluto pelo atual treinador do Sporting na equipa sénior do clube. Nesta análise, sublinhe-se, são considerados jogadores que tenham, pelo menos, um ano de camadas jovens no emblema leonino.

Por isso, e desde que chegou ao comando dos «leões», em 2015/2016 – esta é a terceira época – Jorge Jesus foi também o técnico que permitiu os primeiros minutos de verde e branco a Matheus Pereira, Iuri Medeiros, Francisco Geraldes e João Palhinha. Sete no total, portanto. Contudo, ressalve-se que os últimos três não fizeram estreia numa equipa principal pelo Sporting.

Enquanto Iuri Medeiros iniciou esse caminho pelo Arouca, a dupla Palhinha/Geraldes estreou-se com a camisola do Moreirense. Jesus só apostou no trio após regresso de empréstimos a clubes da I Liga.

O angolano Gelson Dala foi igualmente promovido pelo atual treinador leonino, mas não entra nas ditas contas. Isto porque, chegado ao Sporting em 2016, oriundo do 1.º de Agosto, o jovem de 21 anos integrou a equipa B e não fez qualquer ano de formação no clube de Alvalade.

artigo atualizado, hora original 11h22