Jorge Jesus, treinador do Sporting, em declarações na conferência de imprensa após a derrota com o Legia (1-0) e o consequente afastamento das competições europeias:

«Fomos dominadores na maior parte do jogo. Durante os primeiros minutos, até sofrermos o golo, o Legia não criou problemas. Acaba por fazer um golo num lançamento lateral, numa situação que devíamos ter controlado melhor.

Criámos algumas oportunidades e nos últimos minutos, com a expulsão do William e com o risco que assumimos taticamente, o Legia teve oportunidades para acabar com o jogo.

Merecíamos o apuramento em função do que jogámos na maior parte do tempo. Não merecíamos sair derrotados, mas aceitamos a vitória do Legia pela forma como soube esperar pelo momento certo e depois defender o resultado.

Sabíamos que o Legia tinha dado sinais. Quem faz três golos ao Real e quatro ao Dortmund tem de ter qualidade ofensiva. Sabíamos isso mas não conseguimos introduzir no jogo a nossa mais-valia. Antes de arriscarmos tudo tivemos três oportunidades para fazer a igualdade e nos últimos dez minutos arriscámos tudo e o jogo foi mais dividido.

Também não é fácil chegar aqui e pôr a equipa do Legia a defender no seu meio-campo a maior parte do tempo. Não conseguimos definir jogadas que tivemos.»

[Preparação para o dérbi]

«Problema número 1 é o pouco tempo para preparar o jogo. Vamos chegar às 5 da manhã e vamos estar praticamente dois dias sem treinar.»

[Os objetivos do Sporting]

«Temos de estabilizar. O Sporting tem de começar a ganhar títulos em Portugal para começar a ter capacidade de afirmação na Europa. Não podes começar ao contrário, apesar de sentir que esta equipa do Sporting tinha valor para fazer uma boa Liga Europa.»

[Sobre o afastamento das competições europeias]

«O que importa é que acabou esta fase de grupos da Champions e não conseguimos o apuramento para a Liga Europa, sabendo que passar a fase de grupos não era fácil. Poderíamos sonhar com essa possibilidade e estabelecemos uma meta por considerarmos que podíamos defender passagem à Liga Europa.»