Leonel Pontes elegeu Pedro Mendes na Liga Europa pelas suas «características», mas também pelo «rendimento» que o jovem avançado tem apresentado na equipa de sub-23 dos leões. Esta deslocação a Eindhoven vai servir acima de tudo para o jogador ambientar-se ao contexto europeu.

O avançado foi chamado, a par do guarda-redes Hugo Cunha, também da equipa de sub-23, depois de confirmada a indisponibilidade de Luiz Phellype.

«Uma das primeiras decisões que foram tomadas foi inscrever Pedro Mendes na Liga Europa. Não pode ser inscrito no campeonato porque a data de inscrições já tinha expirado. Como qualquer jogador, ele precisa de um momento inicial», começou por explicar o treinador.

Pedro Mendes não tem qualquer experiência a nível europeu, mas Pontes defende que tem de começar por algum lado. «Nenhum deles está preparado para uma competição desta natureza, mas temos de os iniciar. Não é o melhor contexto para o Pedro Mendes, mas tendo em contas as suas características e o seu rendimento, temos de aproveitar este balanço para lhe dar esta oportunidade e fazer acreditar a todos os que estão atrás dele que é possível estar aqui. Isto é uma janela de oportunidade para ele, uma janela para outros», destacou ainda.