Os números mais recentes dos clássicos são bastante favoráveis ao Sporting, na antevisão do confronto com o FC Porto do próximo sábado, dia 2 de janeiro.

Os leões não perdem em casa com o rival, por exemplo, desde 2008: há sete anos, portanto.

A última vitória do FC Porto em Alvalade foi ainda nos tempos de Jesualdo Ferreira, quando os golos de Lisandro e Bruno Alves estabeleceram um triunfo por 2-1 (João Moutinho marcou para o Sporting), num jogo realizado a 5 de outubro de 2010.

Desde então o Sporting somou duas vitórias (uma delas por 3-0, com golos de Yannick Djaló, Izmailov e Miguel Veloso, a outra há dois anos por 1-0 com um golo de Slimani) e quatro empates.

Também Jorge Jesus, de resto, guarda boas recordações dos últimos confrontos com o FC Porto.

O treinador desceu ao inferno quando viu o FC Porto de Villas-Boas ser campeão na Luz, após uma vitória por 3-2, mas desde então nunca mais perdeu na qualidade de visitado. Somou dois empates e duas vitórias, sendo uma delas memorável: em 2014 venceu por 3-1 em inferioridade numérica, com um golo de André Gomes, e deu a volta à eliminatória das meias-finais da Taça de Portugal, garantindo a presença no Jamor.

Refira-se, por fim, que Jorge Jesus guarda também boas memórias dos confrontos de Lopetegui, já que venceu o primeiro, no Dragão, e empatou o segundo na Luz, quando a igualdade lhe servia perfeitamente.