O Sporting oficializou, nesta terça-feira, a contratação de dois internacionais angolanos: Gelson Dala e Ary Papel, provenientes do 1º de agosto, clube com o qual os «leões» têm uma parceria. Têm contrato até 2019, mas o Sporting fica com a opção, até 10 de maio desse ano, de prolongar o vínculo até 2022. Ambos os jogadores ficam ainda com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

Os dois colegas de equipa e da Seleção Nacional, Palancas Negras, começaram a jogar futebol nos bairros até que chegaram aos escalões de formação do 1º de Agosto, onde se tornaram as principais figuras da equipa sénior e, segundo o treinador, fundamentais para a conquista do título.

Jacinto Muondo Dala, conhecido no mundo do futebol como Gelson Dala, tem apenas 20 anos, e foi considerado o melhor jogador do campeonato angolano esta temporada, em que marcou 23 golos e se tornou no melhor marcador.

O avançado foi contratado pelo Sporting há um ano, mas ficou estabelecido entre os dois clubes que só chegaria a Portugal no final do Girabola.

Ary Papel nasceu Manuel David Afonso. O extremo explica que a alcunha nasceu porque era «franzino» e gostava de jogar com os mais velhos. Diziam que era leve como um papel. Mas também é uma homenagem a um jogador que passou pelo 1.º de agosto e que também gostava de jogar com a bola no pé, Elson Papel. É, aliás, o gosto pelo drible que mais caracteriza o jogador.

Na época que agora termina, o extremo de 22 anos fez 12 golos.

Ary Papel já tinha estado a treinar em Alvalade quando cumpriu uma suspensão por tentativa de agressão a um árbitro na derradeira partida do Girabola 2014. O castigo começou por ser de dez meses, mas acabou por ser reduzido para três.