Jorge Jesus admitiu na antevisão ao jogo com o Portimonense que Alan Ruiz não atravessa um momento fácil, que está sem confiança fruto do tempo de ausência, devido a lesão, e da «cobrança dos adeptos».
 
Ainda assim, não tem qualquer dúvida da qualidade do jogador, ainda que tenha dito que há questões que não pode controlar e que não prevê aquando das contratações.
 
«O Alan Ruiz foi um dos jogadores que pedi para contratar porque vi muito potencial e sei que o tem. Na primeira época dez uma segunda volta espetacular, tanto que cheguei a dizer que com o Bas Dost eram a dupla mais forte da Liga», começou por dizer.
 
«Tem características que, se estiver sem treinar e ser competição, o fazem jogar com pouca intensidade e aí perde qualidade. É um jogador que não tem medo de ter bola, mas quando assim é perde-a e neste momento não se sente confiante», justificou.
 
«Tem potencial e talento, sim, mas há outras coisas que quando contratamos não sabemos. Conhecemos a capacidade física e a tática, mas há outras vertentes que só sabemos abrindo-lhes a cabeça. Às vezes não se consegue dar o passo em frente por questões mentais e emocionais. O que tentamos fazer é recuperá-lo. Para isso há que continuar a insistir sempre que ele queira.»
 
Na mesma ocasião Jesus falou de dois jogadores que estão em situação inversa. Fábio Coentrão e Mathieu não corresponderam nas últimas temporadas no Real Madrid e no Barcelona, respetivamente, mas em Alvalade estão a superar as expetativas.
 
«Felizmente conseguimos trazê-los. Há jogadores de risco, física e desportivamente e nos quais podemos ter dúvidas, podemos avançar ou não. Estes tínhamos a confirmação do potencial futebolístico, mas o facto de não jogarem muito tempo nos seus clubes poderia ser um risco, nós arriscamos. Na qualidade ninguém tinha dúvidas e o departamento clínico do Sporting tem feito um trabalho espetacular e nós - equipa técnica - a mesma coisa. Não os deixamos entrar no redline e temo-los gerido muito bem. Se vão estar assim até ao fim. não sei, mas sei que todos os dias estão melhor.»