[artigo atualizado]

Aconteça o que acontecer na última jornada, Jorge Jesus considera que o Sporting fez um «campeonato fantástico», e lembra que, em caso de vitória em Braga, a equipa leonina pode chegar aos 86 pontos, algo que o próprio técnico nunca conseguiu. Nem nos três títulos ao serviço do Benfica.

«Não quero estar a levantar cenários, mas em caso de vitória o Sporting faz 86 pontos. Eu nunca fiz 86 pontos, nem quando fui campeão. Isto demonstra o quê? Demonstra que foi um campeonato espetacular, no nosso primeiro ano. Não vamos falar em tristezas, que as coisas ainda não acabaram, mas temos consciência que estamos a fazer um trabalho espetacular. Falta a cereja em cima do bolo. Mas nada tira a qualidade que esta equipa tem demonstrado», afirmou o técnico, em conferência de imprensa.

«Não é fácil repetir 86 pontos e não ser campeão. A maior parte das vezes sai vencedor. Há mérito também do nosso rival, que está a fazer um campeonato dentro daquilo que esperava», acrescentou Jesus.

O treinador do Sporting lembra o ditado popular que diz que «enquanto há vida, há esperança», e destaca a importância de conseguir a vitória em Braga para depois esperar que o Nacional dê uma ajuda frente ao Benfica.

Questionado se ia querer ter informações do jogo da Luz, Jesus respondeu que é inevitável perceber a evolução do marcador, até pela reação das bancadas: «Claro que temos de saber o que se está a passar, mas não tem muito a ver com o que pode mudar no nosso jogo. Isso é o trabalho tático e estratégico do treinador, em função do que está a acontecer em campo. O resto não vai mexer com a equipa. Tendo em conta o ambiente à volta, é fácil percebermos o que está a acontecer. Se tivermos de jogar com esse pormenor...era bom sinal»

Questionado também sobre a mensagem que ia passar no balneário, antes do jogo, Jesus respondeu que os jogadores «sabem que podem estar em causa o título». «Não é nos minutos antes do jogo que a minha mensagem pode ter algum efeito. A mensagem tem sido passada ao longo das semanas, e nesta semana em particular. Dentro de uma mensagem teórica, ela já foi passada. Não vai alterar nada.»

E a fechar, o que é que Jesus mudaria se pudesse voltar atrás, para não estar dependente do resultado do Benfica? «Há sempre coisas, mas agarro-me sempre às coisas que não consigo controlar. O futebol tem sorte e azar. O futebol penaliza algumas equipas muitas vezes. Fomos penalizados frente ao Guimarães, e com o Benfica. Estávamos aqui a falar ao contrário agora, quem ia estar dependente seria o Benfica. Mas enquanto há vida, há esperança», reforçou.