Ruben Amorim foi suspenso por seis dias e multado em 3,825 euros depois de ter sido expulso no clássico com o FC Porto, no Estádio de Alvalade, na 4.ª jornada da Liga, mas o facto de se ter manifestado arrependido, na conferência de imprensa que se seguiu ao jogo, serviu de «atenuante especial» e o treinador vai poder estar no banco, no próximo sábado, frente ao Santa Clara.

A expulsão deveu-se ao facto do treinador ter abandonado a área técnica e de se ter deslocado à linha lateral para contestar uma decisão da equipa de arbitragem. 

O treinador exaltou-se depois do árbitro Luís Godinho ter recuado na intenção de marcar uma grande penalidade favorável ao Sporting, depois de rever as imagens.

O Conselho de Disciplina publicou, inclusive, as declarações do treinador, no momento em que ditou a sua expulsão, retiradas do relatório do árbitro. «Vão para o c*******!», terá gritado Rúben Amorim. Já depois da ordem de expulsão, o treinador voltou a dirigir-se à equipa de arbitragem. «Vão para o c******, isto é uma vergonha, vocês são uma vergonha», lê-se ainda no relatório de Luís Godinho.

Palavras que o próprio treinador lamentou, momentos depois, na conferência de imprensa que se seguiu ao jogo. «Faço mea culpa, porque não deveria ter dito o que disse e no momento antes ouviu-se bem pior, vindo de outro sítio. O que me revoltou foi a dualidade de critérios. Estou sempre a aprender e a crescer», referiu o treinador ainda no dia do jogo.

As suspensões nestes casos têm uma punição mínima de trinta dias, mas relativamente aos treinadores é aplicada apenas um quarto da pena, o que reduz o castigo, desde logo, para apenas oito dias. Neste caso, Rúben Amorim contou ainda com uma atenuante especial, por ter apresentado um pedido de desculpas à equipa de arbitragem, que ditou a redução do castigo em mais um quarto, isto é, os tais seis dias.

Seis dias de castigo que não afastam o treinador do banco no próximo jogo com o Santa Clara, uma vez que o treinador, depois de expulso, fica imediatamente suspenso e, portanto, o castigo termina na próxima sexta-feira, véspera do jogo da 5.ª jornada da Liga.