Junya Tanaka está na porta de saída do Sporting, como já escreveu o Maisfutebol. O japonês não conseguiu convencer Jorge Jesus, que deteta algumas falhas no futebol do jogador: particularmente no jogo sem bola e no posicionamento em campo.
 
Apesar de estar na porta de saída, Junya Tanaka ainda não foi informado da dispensa, como também escrevemos.
 
O empresário, Jhony Baez, diz por isso que é necessário falar com muitas cautelas sobre o futuro do jogador que representa.
 
«Antes de mais é preciso deixar bem claro que o Sporting ainda não falou connosco, não sabemos o que pretendem fazer com Tanaka, por isso, e pelo respeito que temos com o Sporting, não aceitámos ter nenhuma conversa com nenhum clube interessado», referiu.
 
«No entanto sabemos que o Sporting tem este ano o Slimani, o Montero, o Téo Gutierrez, o Mané e o Bryan Ruiz para a posição de Tanaka, pelo que imaginamos que ele pode ter um segundo ano muito difícil para jogar regularmente.»
 
«Mas, repito, temos muito respeito pelo Sporting e não vamos falar com nenhum interessado enquanto não formos informados da dispensa.»
 
Apesar disso, há uma coisa que é segura: Jhony Baez diz que, apesar das notícias do interesse do Seattle Sounders, será impossível ver Tanaka no futebol norte-americano.
 
«Tanaka não irá para os Estados Unidos, nem regressará ao Japão, nem aceitará mudar-se para nenhum mercado futebolístico de segunda linha», garantiu.
 
«Ele tem mercado na Europa. Um jogador do Sporting tem sempre mercado na Europa.»
 
Jhony Baez acrescenta que não será difícil ao japonês encontrar um bom clube no futebol europeu, pelo que voltar para um mercado periférico está fora de hipótese.
 
«Na última época fez 28 jogos e marcou sete golos com a camisola do Sporting. Se tivesse feito 28 jogos e marcado 20 golos com a camisola do Sporting, teria clubes como o Real Madrid ou o Barcelona a querê-lo. Como marcou sete golos no Sporting, não terá os melhores clubes da Europa, mas terá bons clubes. Ele tem bastante mercado.»
 
O empresário remata de resto que dentro de duas semanas estará em Lisboa, para passar uns dias com Tanaka. «Vamos ver o que acontece até lá.»