[artigo atualizado]
O Sporting anunciou há minutos, em comunicado enviado à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), ter chegado a acordo com o Valência para a transferência de João Pereira.
Polga deixa o Sporting após 9 épocas
Os leões recebem perto de 3,7 milhões de euros já, mas a transferência poderá ultrapassar os 4,2 milhões mediante o cumprimentos de certos objetivos, neste caso a participação da equipa «che» na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Leia o comunicado do Sporting:
«Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, informa ter chegado a um acordo com o Valencia Club de Fútbol, S.A.D. para a venda dos direitos desportivos do jogador João Pereira pelo montante fixo de € 3.684.210,00, e variável de € 526.320,00, dependendo da participação do Valencia Club de Fútbol, S.A.D. na Fase de Grupos da Liga dos Campeões.
Mais se informa que o presente Acordo está dependente da celebração de contrato de trabalho desportivo entre o Valencia Club de Fútbol, S.A.D e o Jogador João Pereira.
Lisboa, 24 de Maio de 2012
O Conselho de Administração»
O Valência também confirmou o negócio e o acordo com o internacional português por três temporadas, com mais uma de opção.
João Pereira mostrou-se feliz pela conclusão do negócio, em declarações ao site do clube espanhol: «Estou contente por chegar a um grande clube como o Valência e a uma liga tão competitiva e exigente como a espanhola.»
Já Braulio Vázquez, diretor desportivo, também garantiu a sua satisfação com o fim do processo. «Fico muito satisfeito com a contratação de um jogador que posição fixa na sua seleção, que fez uma grande temporada e que chega ao clube com muita ambição e na sua plenitude futebolística», assegurou.
O Sporting tinha comprado o lateral ao Sporting de Braga por três milhões de euros de acordo com o comunicado enviado à CMVM no dia 22 de dezembro de 2009.
João Pereira, recorde-se, é formado nas escolas do Benfica e foi lançado na primeira equipa pelo espanhol José Antonio Camacho, na época 2003/04, então como extremo direito.
[artigo atualizado]